PROJETOS DE EXTENSÃO
Núcleo Maria da Penha (NUMAPE)
Tem por objetivo desenvolver ações que promovam o acolhimento e o atendimento social e jurídico gratuito para o acesso a justiça às mulheres que estejam em situação de violência doméstica e que necessitam da proteção para que lhes seja assegurada a tutela de seus direitos e a desvinculação do (a) autor (a) da violência, assim como, promover ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização social, visando o combate à violência contra as mulheres, bem como, fortalecer a rede de proteção e a sensibilização da população acerca dos direitos deste público, objetivando o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha, principalmente o cumprimento do artigo 27 da lei. Projeto financiado com recursos da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI – Fundo Paraná, vinculado a Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) – Projeto Estratégico, o Núcleo Maria da Penha/NUMAPE encontra-se implantando na Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR/Campus Paranavaí, através do Termo de Cooperação - TC 069/21 SETI/UGF, assinado no dia 31 de agosto de 2021.
O NUMAPE atende mulheres em situação de violência doméstica e familiar, prestando serviços de prevenção, proteção e enfrentamento às diferentes formas de violências, tipificadas na Lei Maria da Penha. (Lei 11.340/2006). Conta com equipe multiprofissional, com habilidades técnica, ética e política pautada na confidencialidade, acolhimento, escuta qualificada e humanizada, contribuindo com o fortalecimento da rede de atendimento no âmbito das diferentes políticas públicas intersetoriais, através da articulação de saberes, viabilizando estratégias ampliadas de garantia de acesso aos direitos à demanda atendida. Atende as demandas oriundas das cidades de Paranavaí, Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara, bem como dos distritos de Mandiocaba, Quatro Marcos, Piracema, Graciosa e Sumaré. As ações são desenvolvidas em estreita parceria com a rede de atendimento e enfrentamento já existente em Paranavaí.
Link: https://paranavai.unespar.edu.br/menu-principal/extensao_e_cultura/numape
Responsável: Profa. Dra. Keila Pinna Valensuela, docente do colegiado de Serviço Social.
PROJETOS DE PESQUISA
A realização e/ou participação de grupos de estudos e pesquisas pelas docentes do curso, com a presença de estudantes, profissionais e docentes da Unespar e/ou de outras universidades públicas, com perspectiva interdisciplinar. Dentre eles, destacamos:
Grupo de Estudos em Estado Administração e Políticas Públicas (GEPOP)
Foi pensado a partir da iniciativa, no final de 2018, de um grupo de professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí, vinculados a área de Ciências Sociais Aplicadas (Administração e Serviço Social). Ao agregar suas produções acadêmicas no campo da Administração Pública, a atuação do grupo foi pensada a partir de duas linhas de pesquisa, sendo a primeira definida no campo da Gestão de Organizações e a segunda no âmbito da Política Pública e Proteção Social. As atividades desenvolvidas pelo GEPOP tem agregado contribuições que, pertinente as perspectivas presentes nas Ciências Sociais Aplicadas tem contribuído para a qualificação de propostas para a elaboração de pesquisas docentes, orientações de Iniciação Cientifica, proposições de eventos e debates no meio acadêmico.
Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas
Visa produzir pesquisas e disseminar conhecimentos que envolvam as temáticas relacionadas às questões de gênero na sua transversalidade com as Políticas Públicas e o Trabalho. O grupo envolve as áreas de Ciências Humanas (História), Ciências Sociais (Sociologia) e Ciências Sociais Aplicadas (Serviço Social e Administração). Busca realizar pesquisas, eventos e outras atividades que sejam de interesse acadêmico, mas também da comunidade em geral, fomentando a intrínseca unidade entre teoria e prática.
Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC)
Objetiva analisar os fundamentos da relação social do capital com o intuito de compreender suas influências no âmbito do trabalho, da educação e das políticas sociais. Pautado no referencial marxista, pretende assegurar uma abordagem no campo das Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes que apreenda as múltiplas determinações da vida em sociedade.
AÇÕES INTERDISCIPLINARES
Também temos promovido atividades em parceria com o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH).