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Atividades Acadêmicas Complementares

As Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) são um componente curricular do curso que tem o objetivo de contribuir para o enriquecimento da formação profissional e humana do(a) estudante e para estimular à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo o seu cumprimento indispensável para integralização curricular e colação de grau.
A partir de 2023, todo(a) estudante deverá cumprir 50 (cinquenta) horas de AAC durante o período em que cursar a graduação em Serviço Social. Serão aceitos como comprovantes para validação das AAC, certificados e declarações oficiais em que conste a natureza e a carga horária da atividade, dentre elas:

  • Disciplinas complementares, não previstas no currículo e cursadas em outras IES;
  • Atividades de monitoria;
  • Participação em projetos de ensino;
  • Participação como ouvintes em bancas de defesa (graduação e pós-graduação);
  • Participação em minicursos na área ou em áreas afins;
  • Projetos de iniciação científica;
  • Projetos de pesquisa institucionais;
  • Trabalho científico publicado como autor(a) ou coautor(a);
  • Participação em grupos institucionais de trabalhos e estudos realizados na IES;
  • Artigo publicado como autor(a) ou coautor(a) na revista científica;
  • Relatórios de Pesquisa;
  • Apresentação de Trabalhos Científicos;
  • Eventos científicos: seminários, oficinas, congressos, simpósios, conferências, encontros, etc.
  • Trabalho voluntário;
  • Participação em atividades, projetos/programas ou eventos diversos de natureza extensionista (ouvinte).
  • Cursos de formação complementar afins aos temas do curso;

As AAC são encaminhadas para Coordenação de Curso, via Siges.