Atividades Acadêmicas Complementares
As Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) são um componente curricular do curso que tem o objetivo de contribuir para o enriquecimento da formação profissional e humana do(a) estudante e para estimular à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo o seu cumprimento indispensável para integralização curricular e colação de grau.
A partir de 2023, todo(a) estudante deverá cumprir 50 (cinquenta) horas de AAC durante o período em que cursar a graduação em Serviço Social. Serão aceitos como comprovantes para validação das AAC, certificados e declarações oficiais em que conste a natureza e a carga horária da atividade, dentre elas:
- Disciplinas complementares, não previstas no currículo e cursadas em outras IES;
- Atividades de monitoria;
- Participação em projetos de ensino;
- Participação como ouvintes em bancas de defesa (graduação e pós-graduação);
- Participação em minicursos na área ou em áreas afins;
- Projetos de iniciação científica;
- Projetos de pesquisa institucionais;
- Trabalho científico publicado como autor(a) ou coautor(a);
- Participação em grupos institucionais de trabalhos e estudos realizados na IES;
- Artigo publicado como autor(a) ou coautor(a) na revista científica;
- Relatórios de Pesquisa;
- Apresentação de Trabalhos Científicos;
- Eventos científicos: seminários, oficinas, congressos, simpósios, conferências, encontros, etc.
- Trabalho voluntário;
- Participação em atividades, projetos/programas ou eventos diversos de natureza extensionista (ouvinte).
- Cursos de formação complementar afins aos temas do curso;
As AAC são encaminhadas para Coordenação de Curso, via Siges.