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PROGRAMAS E PROJETOS

Monitoria Acadêmica


Título:                                                                           

Monitoria em Língua Inglesa                                             

Série/disciplina

1ª série - Língua Inglesa I

Coordenador:

Marcelo José da Silva

Monitor:

A definir

Objetivos:

Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico na disciplina de língua inglesa.

Contribuir para redução da evasão e retenção discente no 1º ano do curso em razão das dificuldades com o idioma.

Iniciar o(a) acadêmico(a) monitor(a) em atividades docentes.

Oportunizar a(o) acadêmico(a) monitor(a) a prática no desenvolvimento de atividades e material didático.


PROJETOS DE EXTENSÃO

Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí

Projeto desenvolvido anualmente pelo Colegiado visando oportunizar a divulgação de trabalhos científicos e relatos de experiência dos alunos e professores do curso. Objetiva propiciar oportunidades para o diálogo, a troca de experiências, o aprofundamento da teoria e aperfeiçoamento da prática.

Responsável: Comissão do colegiado


Clube da Leitura Virtual “João Anzanello Carrascoza” - 3ª edição.

O Clube da Leitura Virtual “João Anzanello Carrascoza” é um espaço de formação de leitores em nível de graduação e da comunidade em geral, proporcionando leituras literárias de diferentes tipos textuais, escritores e nacionalidades. Os encontros são mensais e síncronos, pelo Meet, um ambiente virtual no qual há trocas e compartilhamentos sobre as impressões e análise de livros. O clube de leitura objetiva promover a democratização do acesso à leitura e a experiência da leitura, contribuindo, assim, para a formação de um público leitor, crítico e criativo e incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento entre os participantes por meio de debates sobre a leitura de obras literárias. Como público alvo tem-se alunos e ex-alunos de Graduação e de pós-graduação, em especial dos cursos de Letras (UNESPAR) e Pedagogia (FACCAT), bem como se estende a toda comunidade. Espera-se criar espaços de compartilhamento e troca de conhecimentos e interpretações e formar mediadores de leitura e ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência da leitura. O Clube conta com o apoio da Companhia das Letras que oferece e-books gratuitos e 30% de desconto na compra dos livros físicos.

Responsável: Luciana Ferreira Leal


PROJETOS DE PESQUISA

Entre a poesia e a prosa: os aspectos poéticos das narrativas de João Anzanello Carrascoza e sua recepção na Educação Básica

O presente projeto objetiva estudar a obra de João Anzanello Carrascoza, autor da literatura brasileira contemporânea, que escreve obras destinadas aos públicos infantojuvenil e adulto. Tenciona-se contribuir para os estudos de literatura brasileira contemporânea em vista da análise da obra de João Anzanello Carrascoza, estudando algumas de suas narrativas e analisando os aspectos líricos em sua prosa, assim como a recepção da sua obra na Educação Básica. Será analisado em que medida a narrativa de Carrascoza, mostrando-se vulnerável à incursão da lírica, torna-se um texto híbrido de difícil classificação. Para tanto, os estudos serão focados nos elementos da narrativa, como análise do narrador, personagens, espaço, tempo, linguagem e temática e nos aspectos líricos presentes nessa narrativa. Dessa forma, tem-se como foco analisar a qualidade lírica nas narrativas de Carrascoza e verificar de que modo o narrativo alcança o lírico, permitindo ou não que se fale em narrativa poética ou narrativa lírica, como uma espécie de variante específica desse tipo de texto. O desenvolvimento deste projeto de pesquisa se dará mediante pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Como instrumento de coleta de dados, será realizada entrevista com o autor, levantamento de dados mediante consulta à base de dados físicos e virtuais e verificação de como se efetiva a comunicação do texto com o seu leitor de acordo com o que estabelece a Estética da Recepção.

Responsável: Luciana Ferreira Leal


Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais a partir de uma perspectiva teórico-metodológica

Com a implementação do ensino remoto emergencial, a partir de março de 2020, as tecnologias digitais e ferramentas online passaram a ocupar um espaço até então ocioso na prática docente, em todos os níveis de educação, com a sala de aula migrando do espaço físico para o espaço virtual. Se por um lado foi possível perceber o estreitamento do distanciamento entre a formação inicial de professores e a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, por outro lado se confirmou uma problemática ainda maior relacionada à falta de letramento digital de docentes e discentes. Precisamos avançar para além do letramento digital no uso das tecnologias na educação e buscar a competência digital entendida aqui como um conceito que abarca diferentes letramentos. O projeto visa contribuir teórico-metodologicamente para o desenvolvimento da competência digital dos participantes nas ações previstas, para a criação de objetos digitais de aprendizagem e para a reflexão sobre o ensino e aprendizagem de línguas.

Responsável: Marcelo José da Silva


Paralelo entre a peça “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri e as peças de Chico Buarque

O presente estudo tem por finalidade observar os resultados e atividades desenvolvidas durante o período de vigência do projeto de pesquisa intitulado “Estudo da utilização das técnicas teatrais na peça de Gianfrancesco e nas três peças de Chico Buarque, Roda Viva, Gota d’agua e Ópera do Malandro”, cuja tema era verificar as modificações das características épicas, utilizadas pelos autores, nas quatro peças: Eles não usam black-tie, Roda viva, Gota d’água e Ópera do malandro. Neste período será realizado levantamento bibliográfico, leitura e fichamento do referencial teórico, a saber, o teatro de arena e o teatro épico, releitura das obras que seriam objeto de pesquisa, comunicação em eventos científicos com publicação de resumos e oferta de minicurso

Responsável: Maria Elisa Dias Fraga


Práticas de análise linguística em contexto de formação docente inicial e continuada.

A Análise Linguística (AL) é um dos eixos norteadores do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, conforme prescrição dos documentos oficiais das últimas décadas. Apesar de sua relevância, ainda são incipientes as práticas pedagógicas que contemplem a AL no espaço escolar, dentre outros motivos, pela formação não específica e não contínua do docente para o trato desse eixo de ensino. Esse cenário enseja pesquisas que se debrucem principalmente a contribuir para a formação do professor como agente mediador de práticas de análise linguística em sala de aula. Por esse motivo, o projeto tem por objetivo geral discutir o processo de compreensão sobre práticas de análise linguística em contexto de formação docente inicial e continuada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho colaborativo cujo corpus de análise constitui-se de dados gerados em contextos de práticas formativas, seja no âmbito inicial ou na formação continuada, já delineadas por Ciavolella (2022). A pesquisa ancora-se na concepção dialógica de linguagem, a partir dos pressupostos do Círculo de Bakhtin e nos estudos sobre Análise Linguística no Brasil, sob as perspectivas interacionista (GERALDI, 1984; 1991) e dialógica (POLATO, 2017; MENDES-POLATO; OHUSCHI; MENEGASSI, 2020) e interacionista-dialógica (CIAVOLELLA, 2022). Espera-se, como resultados, contribuir com o processo formativo docente para o desenvolvimento de práticas de análise linguística por meio da discussão de encaminhamentos teórico-metodológicos.

Responsável: Bruno Ciavolella

Multiletramentos para crianças surdas no contexto da educação bilíngue.

O presente projeto objetiva estudar os multiletramentos e a educação bilíngue para crianças surdas, apresenta-se como um estudo relevante na atualidade, considerando as mudanças nas maneiras como a sociedade vem construindo e compartilhando novos significados. Pode-se questionar, então, como as propostas bilíngues para crianças surdas podem se beneficiar da pedagogia dos multiletramentos, pensando em práticas pedagógicas que reconheçam a diversidade linguística, cultural e social na qual os alunos inseridos no ensino regular (escola inclusiva) interagem. O objetivo será apresentar uma proposta de estudo e incentivo ao gosto pela leitura/escrita direcionada para as crianças surdas usuários da Libras e da Língua Portuguesa nas modalidades de leitura e escrita, com vistas à compreensão leitora pautada na educação bilíngue. Com embasamento na prática da leitura/escrita em uma perspectiva dos multiletramentos, configuram-se como um importante recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem, por proporcionar acesso aos recursos tecnológicos acessíveis aos alunos surdos, possibilita estratégias diferenciadas voltadas para o multiletramentos e contribui para a inclusão desses alunos surdos no processo de leitura/escrita. Assim teve como finalidade o desenvolvimento de metodologias que atendam às necessidades específicas dos alunos surdos, que têm a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua. Como resultado para essa pesquisa, tem ênfase em colaborar para a formação de sujeitos surdos leitores/escritores capazes de atuar de forma ativa na sociedade letrada, contribuindo para que os alunos surdos tenham outras vivências de conhecimento e aprendizagem, por meio dos multiletramentos.

Responsável: Selma de Morais Kunzler

A duplicidade de Helenas em Eurípedes e Gastão Cruls

Nos estudos acerca da temática do duplo se percebe que é um assunto que perpassa diversas épocas e se perpetua no âmago da história da humanidade. A manifestação do duplo é um recurso abundantemente utilizado por diversos autores, se estendendo desde as formações da sociedade clássica até os tempos contemporâneos. Muitos críticos e teóricos que abordam o tema dividem, normalmente, a aparição do duplo, classificando-o de duas formas: uma aparição consiste na duplicação de um ser em si mesmo, sem que haja necessidade de outrem, chamado de duplo endógeno; a outra maneira é através da duplicação de si em outro ser, denominado duplo exógeno. Diante dessas considerações, o presente estudo tem como objetivo discutir a associação dessas duas teorias do duplo exterior e/ou interior do eu/nós na tragédia grega Helena (412), de Eurípides e no romance Elza e Helena (1927), de Gastão Cruls, a partir de pressupostos teóricos de diversos estudiosos sobre a temática do duplo, como Ana Maria Lisboa de Mello, Anne Richter, Berenice Sica Lamas, Clément Rosset, Edna Tarabori Calobrezi, João A. Frayze-Pereira, Julia Kristeva, Nicole Fernandez Bravo, Otto Rank, Robert Rogers, bem como os postulados de Sigmund Freud. Para atingir tais objetivos, faremos uso do método comparativo, a partir dos conceitos de Wellek (1958), Carvalhal (1986) e os pressupostos da teoria da intertextualidade, ancorada na literatura comparada, tomando a acepção de Julia Kristeva (1974), para quem o processo de escrita é o resultado do processo de leitura de um corpus literário anterior, ou seja, o texto é absorção e réplica de vários outros textos.

Responsável: Thaís Regina Gimenes Chagas (Licenciada para doutorado)

DEMAIS PROJETOS

Os aspectos líricos do romance Aos 7 aos 40 (2013) de João Anzanello Carrascoza – PIC/CNPQ

Responsável: Luciana Ferreira Leal

Orientando: Isabely Kristin Gonçalo da Silva


- Entre a prosa e a poesia, os aspectos poéticos da narrativa Conto para uma só voz (2020) de João Anzanello Carrascoza. - PIC/CPQ

Responsável: Luciana Ferreira Leal

Orientando: Geovana Santos Oliveira

O lirismo presente no romance O armazém do sol (2021), de João Anzanello Carrascoza - PIC/FA

Responsável: Luciana Ferreira Leal

Orientando: Andressa Patrício

Os duplos na comédia “Anfitrião”, de Plauto - PIC/FA

Responsável: Marcelo José da Silva

Orientando: Júlia Lopes Pavão Martins

A percepção de professores em formação sobre o uso das tecnologias digitais no período pós-pandêmico – PIC/Voluntário

Responsável: Marcelo José da Silva

Orientando: Emanuele Schulze Pavão

Aprendendo inglês no metaverso com Roblox - PIC/UNESPAR

Responsável: Marcelo José da Silva

Orientando: Felipe Ortiz Bueno