• Unespar lança site para divulgar ações de sustentabilidade
Geral
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lançou um site, nesta terça-feira (28), para divulgar ações, políticas e projetos de sustentabilidade desenvolvidos na instituição e que tem como base a Política Ambiental aprovada em 2018 pelo Conselho Universitário (COU). As iniciativas serão conduzidas pela Comissão Permanente de Gestão e Educação Ambiental (CPGEA) e um dos objetivos é a elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS).
Conheça o site da Unespar sobre sustentabilidade
A Política Ambiental da Unespar foi aprovada em 2018 pelo COU
As estratégias da CPGEA estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas (ONU). Para tanto, o grupo deverá propor ações voltadas à sustentabilidade, articular iniciativas com os campi, conversar com a comunidade acadêmica sobre práticas sustentáveis, dentre outras iniciativas que fortaleçam a política ambiental.
Dentre os objetivos da Comissão está a criação do PLS, instrumento de planejamento e gestão que estabelece maneiras de reduzir gastos e impactos ambientais decorrentes das atividades administrativas e acadêmicas. O documento busca melhorias contínuas, portanto será desenvolvido com base nos debates, atividades e resultados obtidos pela CPGEA.
A coordenadora do CPGEA, Adriana Maria de Grandi, destaca que pensar em ações sustentáveis também significa refletir sobre o futuro. Em sua visão, a Unespar como instituição de ensino deve inspirar comportamentos mais responsáveis. “Formamos um espaço de ensino, pesquisa e transformação social que deve estar alinhado à Política Nacional de Educação Ambiental, com os ODSs e com a própria PLS. Ações sustentáveis fortalecem uma cultura institucional consciente e alinhada aos desafios contemporâneos. Investir em sustentabilidade significa pensar no presente com responsabilidade e no futuro com compromisso coletivo, portanto hábitos sustentáveis devem ser adquiridos diariamente e envolver toda a comunidade”, ressalta.
Para que a sustentabilidade na Unespar seja uma realidade, a comunidade acadêmica precisa participar ativamente das iniciativas promovidas pela CPGEA. Portanto, acesse o site e acompanhe as propostas e ações em desenvolvimentos.
