Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Unespar divulga propostas aprovadas para compor projeto institucional do governo no âmbito de pesquisa metodológica e inovação

Geral

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd)/DPP (Diretoria de Programas e Projetos), e em atendimento à Encomenda Governamental (EG) n.º 06/2024, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/PR), divulga o resultado da seleção de propostas no âmbito do Programa de Pesquisa Metodológica para a Inovação Didático-Pedagógica dos cursos de graduação da Universidade.

As propostas contempladas são:

- Atlas Geográfico Digital de Paranavaí: conhecendo territórios e modernizando o ensino de Geografia por meio da inteligência geográfica colaborativa

- Ensino Centrado em Objetos Educacionais: Uma Proposta Orientada pela Participação Material na Educação Superior em Química

- Geografia em Ação: entre teorias e práticas

- Inovações didático-pedagógicas e tecnológicas no curso de Licenciatura em Matemática: da formação à prática

- LALLIT – Laboratório Tecnológico de Línguas e Literaturas

- Metodologias ativas de ensino e aprendizagem como ferramentas para a inovação em turismo

Outras cinco propostas estão em lista de espera. Caso ocorra a desabilitação ou desistência, o próximo subprojeto colocado será chamado para compor o projeto.

Para acesso ao Edital 006/2024 (DPP/Prograd) clique aqui.

Segundo a Pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), professora Marlete Schaffrath, o total de recursos destinados a cada universidade estadual paranaense é de R$ 600 mil, “que na Unespar foram divididos entre seis cursos participantes do edital interno de seleção de subprojetos, Edital 004/2024 - Prograd”, revela a docente.

Conforme previsto no edital da SETI, o público-alvo do programa “são os cursos de graduação com altos índices de evasão, o que direcionou a Prograd a fazer a seleção conjugando critérios de qualidade técnico-pedagógica das propostas com o nível de evasão do curso indicado na Base de Dados da Prograd”, conta.

De acordo com a pró-reitora, “ainda que esse recurso não possa mover índices de evasão, posto que eles são frutos de causas complexas que envolvem elementos sociais, culturais, econômicos e pedagógicos, a proposta de apoio é muito bem-vinda na medida que mobiliza os colegiados a pensarem e ressignificarem estratégias didáticas que possam melhorar a qualidade do curso.”

A pró-reitora finaliza pontuando que “para a Unespar, o movimento que institucionaliza a prática de pensar estratégias pedagógicas e mobilizar recursos para a oferta de nossos projetos pedagógicos é bastante positiva uma vez que nos coloca o desafio de pensar e construir sempre mais políticas de atenção aos cursos.”