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• Inteligência Artificial Generativa na Educação e na Pesquisa

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O segundo dia do XII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí (SELLP), realizado em 7 de outubro, foi dedicado às discussões sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) na educação.

Pela manhã, o Prof. Dr. Paulo Boa Sorte, Professor Associado III do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ministrou o minicurso “Prompts de IA generativa: abordagens práticas” aos estudantes do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Formação Docente (PPIFOR). Durante o minicurso, os participantes realizaram atividades práticas voltadas à elaboração de prompts, ao uso da IA na produção acadêmica e à reflexão sobre questões éticas relacionadas ao emprego dessas tecnologias no ensino e na pesquisa.

No período noturno, o professor proferiu a palestra “Ensino de Línguas em tempos de IA Generativa”, reunindo alunos de graduação, pós-graduação e docentes. Em sua apresentação, Boa Sorte abordou conceitos fundamentais de Inteligência Artificial, IA generativa e colonialismo de dados, destacando a importância da formação contínua de pesquisadores, docentes e estudantes em todos os níveis de ensino. Segundo ele:

“A formação/educação contínua de pesquisadores, docentes e estudantes de todos os níveis de ensino é o ponto de partida.”
Ele também reforçou que:
“Na IA não há dimensão humana, nem contexto, nem invocação e nem sentimento, por isso o ponto de partida e a edição final devem ser nossos.”

O professor Paulo Boa Sorte é formado em Letras Português-Inglês, especialista em Ensino de Inglês, mestre em Educação e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Realizou estágios pós-doutorais na Unicamp (2016), na University of Michigan (2017) e na University of Miami (2019–2020). É líder do grupo de estudos e pesquisas Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (TECLA/CNPq) e do Centro Internacional de Pesquisa em Inteligência Artificial (AI Worldwide: Education, Language and Society), que reúne mais de 25 pesquisadores de 12 países, com representação em todos os continentes.

As atividades do segundo dia do SELLP reforçaram o compromisso do Curso de Letras da Unespar – Campus de Paranavaí em promover espaços de reflexão sobre os impactos da tecnologia e da inteligência artificial na formação docente e no ensino de línguas.