Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Docente do curso de Letras do Campus apresentar pesquisa sobre Literatura Juvenil na Universidade de Salamanca

• Docente do curso de Letras do Campus apresentar pesquisa sobre Literatura Juvenil na Universidade de Salamanca

Geral, Pesquisa

A professora Luciana Ferreira Leal, do colegiado de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí –, participou do 26º Congresso da IRSCL (International Research Society for Children’s Literature), realizado em junho de 2025, na Universidade de Salamanca, na Espanha. Representando a instituição e a pesquisa brasileira, a docente apresentou o trabalho intitulado “Literatura infantil y juvenil contemporánea: João Anzanello Carrascoza”.


O estudo apresentado por Leal analisa a coletânea A vida naquela hora (2011), do escritor João Anzanello Carrascoza, abordando a transição da infância para a adolescência por meio de uma narrativa lírica. Composta por oito contos, a obra evidencia momentos decisivos de amadurecimento emocional das personagens, utilizando recursos como a linguagem poética, silêncios narrativos e o tempo psicológico. A pesquisa, apoiada pela Fundação Araucária, destaca ainda a potência estética da obra ao propor uma leitura sensível e crítica da formação humana, dialogando com leitores de diferentes faixas etárias.


Durante o congresso, foram debatidos temas como migração, fronteiras simbólicas, identidade, memória, justiça social, ecocrítica, gênero e pós-humanismo. A docente participou de conferências, painéis e oficinas que refletiram sobre o papel da literatura infantil e juvenil na construção de empatia, consciência crítica e cidadania.


Segundo Leal, as discussões sobre liminalidade, central no congresso, ofereceram subsídios teóricos que fortaleceram o eixo de sua análise, especialmente no conceito de “instante de ruptura” vivido pelas personagens de Carrascoza. As abordagens interseccionais, multimodais e intersemióticas também ampliaram o repertório crítico da pesquisadora, consolidando sua investigação em um contexto internacional e interdisciplinar.


A participação no evento internacional reforça a importância de incentivar pesquisas que explorem a literatura como campo político e sensível, e a necessidade de fomentar redes acadêmicas que promovam o intercâmbio entre diferentes culturas, línguas e perspectivas.