Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Caravana Paraná Unido pelas Mulheres chega à Paranavaí com participação da Unespar

Geral

A professora de História do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Isabela Campoi, integrou, na última sexta-feira (10), a Frente de Honra da segunda temporada da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, programa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) do Governo do Estado em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Paranavaí, com a presença de autoridades estaduais e municipais.

O programa traz, na edição deste ano, o tema “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres” e objetiva estimular a articulação entre as secretarias municipais e estaduais para assessoramento, capacitação e cofinanciamento às prefeituras pela valorização das mulheres, contribuindo para a redução das desigualdades e o empoderamento feminino. O Programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), também fez parte do evento.

A secretária da Semipi, Leandre Dal Ponte, destacou, em sua fala na cerimônia do programa, que o propósito da Caravana é promover o diálogo entre órgãos das esferas estadual e municipal de forma a tornar o atendimento a vítimas de violências mais rápido e efetivo:

“A Caravana é exatamente isso: trazer todo os serviços que o estado dispõe hoje para atendimento de mulher vítima de violência, mas, principalmente, mobilizar os municípios. Em especial os de pequeno porte. O que a gente está fazendo aqui, hoje, é fortalecer as redes para que as mulheres possam, quando a violência ocorrer, procurar ajuda e encontrá-la em todos os órgãos do estado e dos municípios”.

Campoi, membro titular do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher como representante das instituições de ensino superior (sociedade civil), presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) do município de Paranavaí e consultora externa da comissão de diversidade sexual e de gênero da Organização dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), listou, em seu discurso na cerimônia da Caravana, as realizações do Governo em defesa da mulher:

“Histórica e culturalmente as mulheres são entendidas como inaptas à política. Hoje temos uma deputada federal eleita democraticamente à frente da Semipi, essa secretaria tão importante em tempos de índices alarmantes de violência contra as mulheres, em tempos de violência política de gênero. Hoje temos o Numape [Núcleo Maria da Penha] como projeto de extensão em várias universidades estaduais, temos a patrulha Maria de Penha da Polícia Militar e delegacias da mulher em todo estado”.

A docente da Unespar dividiu a Frente de Honra do evento com autoridades municipais e estaduais. No âmbito do Governo, e além da secretária da Semipi, Aldo Bona, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Coronel Hudson Leôncio Teixeira, de Segurança Pública, Rogério Carboni, de Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e Rúbia Rossi, representando a Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), compareceram à solenidade. Na esfera municipal, prestigiaram o evento Pedro Baraldi, vice-prefeito de Paranavaí, Edimar Santos, presidente da AMP e chefes do executivo de cidades vizinhas.

Além de Campoi, a Unespar contou com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, representando a reitora da instituição, Salete Machado Sirino.

Darc salientou que os programas Paraná Unido pelas Mulheres e Mulher Segura são fundamentais para garantir os direitos das mulheres em todas as esferas de atuação e em diferentes contextos: “Trata-se de importante iniciativa que requer atenção por parte do Governo, demandando apoio político e recursos financeiros para o atendimento e encaminhamento das demandas que aparecem em todos os municípios”.

A pró-reitora ainda enfatizou o papel da Unespar no contexto de proteção à mulher, tocado pela instituição no campus de Paranavaí: “a Unespar é parceira nessas ações com o desenvolvimento das atividades do projeto de extensão Núcleo Maria da Penha (Numape), coordenado pela Professora Keila Pinna Valensuela, que presta atendimento jurídico, psicológico e outras orientações e ações necessárias para as mulheres que vivem em situação de violência”.

Antes dos discursos de autoridades estaduais e municipais, o evento foi aberto por uma apresentação musical sucedida por uma contundente encenação teatral, retratando violências contra a mulher. Em seguida, a titular da 2ª Vara Cível e Fazenda Pública de Paranavaí, juíza Anacléa Valéria de Oliveira Schwanke, proferiu a palestra magna “O papel do Judiciário – Central de Medidas Socialmente Úteis, conflitos vivenciados em sociedade e justiça restaurativa”.

A novidade da segunda temporada do programa, que já passou por Goioerê e, depois de Paranavaí, ainda vai percorrer as cidades de Ivaiporã (23/05), Cornélio Procópio (06/06) e Foz do Iguaçu (20/06), é a presença da força-tarefa com as secretarias que compõem o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres do ParanáSespSesaSedefSeti e Seju.

Acompanhando o sucesso da primeira edição, que ensejou o crescimento de 141% no número de Organismos de Política para Mulheres (OPMs), alta de 117% de Conselhos Municipais Ativos e 81% de aumento no número de Fundos Municipais, a segunda temporada do programa impactou 76% dos municípios paranaenses e mais de 3 mil representantes.

Seguindo o viés de alta, o Governo do Estado destinou, neste ano, e por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (Fedim), R$ 20 milhões a municípios interessados em ações de fortalecimento da rede de proteção e no enfrentamento das violências contra as mulheres.