• Campus de Paranavaí da Unespar terá curso de Medicina a partir de 2027
Geral
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, terá o curso de Medicina a partir de 2027. A autorização foi formalizada nesta sexta-feira (14), em Paranavaí. A graduação terá 40 vagas anuais, em período integral, com duração de seis anos e carga horária total de 7.500 horas. O processo seletivo para a primeira turma está previsto para ser realizado ainda em 2026, conforme as projeções da universidade.
O curso de Medicina será mais uma graduação oferecida pela Unespar em Paranavaí, que já conta com cursos em diferentes áreas do conhecimento. A formação médica também terá atividades práticas desde os primeiros anos, com contato dos estudantes com a rede de saúde e a comunidade.
FORMAÇÃO MÉDICA - Nos quatro primeiros anos, os estudantes terão disciplinas fundamentais da formação médica, como anatomia, fisiologia, farmacologia, semiologia, clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, além de conteúdos de áreas como psiquiatria, infectologia e endocrinologia.
Os dois últimos anos serão destinados ao internato, com 2.880 horas de atividades práticas. A formação ocorrerá prioritariamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo pelo menos 30% das atividades realizadas em serviços de urgência e emergência e na atenção primária.
Entre os locais previstos para as atividades práticas está o Hospital Santa Casa de Paranavaí, que possui programa de residência médica desde 2013. A formação também terá atividades em outros serviços da rede de saúde da região.
O curso utilizará inicialmente laboratórios já existentes no campus, vinculados aos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Enfermagem. Novos espaços serão instalados progressivamente para atender às necessidades específicas da formação médica.
Está prevista ainda a construção de um bloco com laboratórios especializados nas áreas de anatomia, histologia, bioquímica, microbiologia, fisiologia e habilidades clínicas. O acervo da biblioteca do campus também será ampliado.
ATENDIMENTO À REGIÃO - A formação de médicos em Paranavaí terá relação direta com a rede pública de saúde da região. A 14ª Regional de Saúde atende 28 municípios e conta com serviços como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Hospital Regional do Noroeste e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O projeto pedagógico prevê metodologias ativas de aprendizagem e o contato dos estudantes com os serviços de saúde e a comunidade desde o início da graduação. A proposta também contempla atividades práticas em diferentes áreas da assistência, incluindo atenção primária, urgência e emergência e atendimento hospitalar.
CAMPUS DE PARANAVAÍ - Atualmente, a Unespar, campus de Paranavaí, oferece 14 cursos de graduação distribuídos em três centros de área e atende 1.760 estudantes matriculados. Com a implantação de Medicina, o campus passará a contar com 15 graduações.
O Centro de Ciências Sociais Aplicadas conta com os cursos de Administração (Bacharelado), Ciências Contábeis (Bacharelado), Direito (Bacharelado), Serviço Social (Bacharelado) e Gestão de Produção Industrial (Tecnólogo), este último ofertado em extensão no município de Loanda.
O Centro de Ciências da Saúde é composto pelos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Enfermagem (Bacharelado) e Gestão de Turismo (Tecnólogo), este último também ofertado em extensão no município de Loanda.
Já o Centro de Ciências Humanas e da Educação oferece os cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura), Letras: Português/Inglês (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura) e Matemática (Licenciatura).
NOVA SEDE DA REITORIA - Além da implantação do curso de Medicina, a Unespar está construindo em Paranavaí a sede própria da Reitoria. O terreno foi doado pelo município em 2020 e possui uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados.
As obras começaram em janeiro deste ano e a conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2027. A nova sede fica nas proximidades do campus e reunirá unidades de gestão administrativa e articulação institucional da universidade.
O projeto também prevê o Centro de Excelência em Gestão Universitária da Ciência, Tecnologia e Inovação, espaço destinado à pesquisa e ao desenvolvimento de atividades relacionadas à gestão universitária.
