Você está aqui: Página Inicial > Menu Graduação > Cursos > Serviço Social > Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado

O que é?

O Estágio Supervisionado em Serviço Social consiste em uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do(a) estudante em espaços socioinstitucionais. Apresenta como uma de suas premissas oportunizar ao(a) estudante o estabelecimento de relações entre os conhecimentos teórico-metodológicos e o trabalho profissional, a capacitação técnico-operativa e o desenvolvimento de competências ético-políticas necessárias para o exercício da profissão, bem como o reconhecimento do compromisso do exercício profissional com a classe trabalhadora, no contexto político, econômico e cultural de hegemonia do capital.


O alcance desse processo formativo pressupõe supervisão sistemática. Tal supervisão é feita pelo(a) professor(a) supervisor(a) e pelo(a) profissional do campo, por meio da reflexão, acompanhamento e sistematização do trabalho com base em planos de estágio, elaborados em conjunto entre Unidade de Ensino e Unidade de Campo de Estágio, tendo como referências: a Lei de Regulamentação da Profissão, n. 8.662 de 1993; o Código de Ética Profissional dos(as) assistentes sociais de 1993; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n. 9.394 de 1996 e a Política Nacional de Estágio (PNE) de 2009. A fim de propiciar o diálogo e discussão entre estagiários(as), supervisores(as) de campo e acadêmicos(as) sobre os desafios do exercício profissional e suas interlocuções e rebatimentos na formação, o curso realiza o Fórum e a Mostra de Estágio, eventos direcionados à qualificação do processo formativo.


O estágio supervisionado obrigatório é realizado no terceiro e quarto ano do curso com carga horária de 225 horas em cada ano, respectivamente. E deve, fundamentalmente, oferecer condições para a iniciação profissional em uma ou mais áreas do Serviço Social. Visa proporcionar aos(às) estudantes acesso ao aprendizado a respeito dos instrumentais e das políticas públicas, serviços, programas e projetos que envolvem o exercício profissional no campo de estágio em que se encontra alocado; Levar o(a) estudante a internalizar valores associados ao projeto ético-político profissional do Serviço Social e a defesa da justiça social; Oferecer ao(à) estudante condições de perceber por meio da prática de estágio, as conexões entre realidade institucional e conteúdos teórico-metodológicos apreendidos na universidade; Estimular, junto o(a) estudante, a adoção de uma postura investigativa e crítica frente à conjuntura trabalhada.


Os(as) estudantes do curso poderão realizar o estágio em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, são diversos os possíveis espaços socioinstitucionais para realização de estágio, bem como atuação dos(as) egressos(as) do curso. Ademais, em algumas das instituições é possível a realização de estágio remunerado, que poderá acontecer de modo concomitante ao estágio obrigatório, na mesma instituição, se for o caso, desde que sejam cumpridas todas as prescrições das legislações que tangem ao estágio em Serviço Social. E desde que o(a) estagiário(a) realize as atividades pedagógicas demandadas pelo estágio obrigatório.

Coordenação:

Prof. Me. Leonardo Carvalho de Souza
CRESS/PR 12.802 – 11ºRegião
Coordenador de Estágio 2022
Portaria n. 004/2022 – Direção Geral/Unespar/Paranavaí
Colegiado de Serviço Social - UNESPAR, campus de Paranavaí