Você está aqui: Página Inicial > Menu Graduação > Cursos > Pedagogia > Programas e projetos

GRUPOS DE ESTUDO

GESPEDIC - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação na Diversidade o Campo

Objetivos:
1. Investigar a Educação do Campo, das águas e das florestas, assim como o ruralismo pedagógico e as políticas de fechamento de escolas do campo, nas produções científicas e por meio de pesquisas de campo.

2. Investigar as políticas públicas e as práticas educativas dos movimentos sociais do campo e sua relação com a educação no campo.

3. Pesquisar e investigar problemáticas dos povos indígenas em suas diferentes abordagens no campo das Ciências Humanas, da Educação e das Políticas Públicas, como a obrigatoriedade do ensino de história e cultura dos povos indígenas no Brasil, concernentes à Lei 11.645/2008, e as políticas para implementação da educação escolar indígena na Educação Básica e Superior, constado na Constituição Federal de 1988 e em pesquisas que analisem os direitos indígenas e as políticas públicas para estes povos.

Acesso ao grupo no DGP: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/536658

Acesso ao facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009994960867

Acesso ao site: https://gespedic.blogspot.com/

Responsável: Elias Canuto Brandão


GTPEC- As teorias e práticas pedagógicas na perspectiva crítica da educação escolar

Objetivo: estudar as teorias da educação para analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas de educação básica, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental e sob as perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural.

Responsável: Fatima Aparecida de Souza Francioli e Lucinéia Maria Lazaretti


GPEMC – Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade

Objetivo: Investigar autores clássicos que tratam sobre a Educação e o Ensino em diferentes períodos históricos, a partir da Idade Média.

Responsável: Conceição Solange Bution Perin


GEPTESC - Grupo de Estudos e Pesquisas “Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital”

Objetivo: Analisar os fundamentos da relação social do capital com o intuito de compreender suas influências no âmbito do trabalho, da educação e das políticas sociais. Pautado no referencial marxista, pretende assegurar uma abordagem no campo das Ciências Sociais e Humanas que apreenda as múltiplas determinações da vida em sociedade.

Responsável: Neide de Almeida Lança Galvão Favaro


GEPEHPE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, História, Políticas e Educação.

Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas sobre a relação entre Estado, Políticas Públicas, Educação e Ensino.

Responsáveis: Adão Aparecido Molina e Rosangela Trabuco Malvestio da Silva.


NUCATHE: Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação. (Pesquisa)

O Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (Nucathe) nasceu no ano de 2009. Objetiva realizar catalogação, entrevistas, estudos e pesquisas acerca de materiais e fontes da história da educação, na região de abrangência dos campi da Unespar. Realizamos reuniões mensais abertas a estudantes da graduação, mestrado e professores da educação básica, via google meet. Tem certificação para os participantes. Venha fazer parte do grupo de estudos e do NUCATHE!

Acompanhe as atividades pelo facebook: 

https://www.facebook.com/groups/1373084926380525

Acesso aos dados da nossa equipe e publicações do grupo pelo Blog: 

https://www.unespar.edu.br/projetos/nucathe/grupos-de-pesquisa/historia-e-memoria-da-educacao

Responsáveis:  Dra. Márcia Marlene Stentzler (Paranavaí) e Dra. Roseli Bilobran Klein (União da Vitória)


Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: Teoria e Prática

Edite o tile para adicionar um texto.

GEPEEIN – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Objetivo: Proporcionar aos professores, acadêmicos da graduação e pós- graduação e comunidade externa uma fundamentação teórica consistente sobre a modalidade de ensino referente à Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado – AEE do público alvo, em diferentes níveis de ensino.

Responsável: Dorcely Isabel Bellanda Garcia


PROJETOS DE EXTENSÃO

Formação: Trabalho e Educação na sociabilidade do capital

Objetivo: O projeto de Extensão intitulado “Formação: Trabalho e Educação na sociabilidade do capital” está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC), cadastrado no CNPQ e na Unespar, Campus de Paranavaí. Tem o objetivo de socializar e dialogar com a comunidade externa e interna questões relativas às investigações e discussões realizadas desde a sua fundação, em 2017, a fim de realizar sua função universitária, promovendo a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Sua intervenção se dá com a proposição de atividades extensionistas que envolvem minicursos, palestras, cursos, seminários e eventos, destinados à formação de profissionais da educação e das diversas áreas das ciências sociais e humanas.

Responsável: Neide de Almeida Lança Galvão Favaro


LIPP - Laboratório Interdisciplinar de Práticas Pedagógicas

O Laboratório Interdisciplinar de Práticas Pedagógicas (LIPP)  é vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná e é um espaço destinado aos estudantes do curso e também à comunidade externa ampliar suas práticas pedagógicas, de maneira interdisciplinar, a partir de temáticas específicas, por meio de cursos, oficinas e palestras, de maneira remota e presencial. O objetivo é propiciar ações de reflexão, estudos e proposições teórico-práticas das diferentes áreas de conhecimentos para graduandos, professores e comunidade externa. Neste sentido, visa garantir a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem por meio de: a) confecção, elaboração e organização de um acervo didático-pedagógico de recursos digitais e materiais, socializando experiências criativas em diferentes meios digitais: blog, sites, e outras plataformas digitais; b) realização de seminários, oficinas, palestras on-line e/ou presencial para formação inicial dos estudantes e formação continuada dos profissionais da Educação Básica da região Noroeste do PR. A organização do LIPP conta com uma coordenadora geral e professores do colegiado do curso de pedagogia da UNESPAR/Pvaí, que ministram disciplinas de metodologias, de didática, de estágios curriculares, e de outras ações formativas vinculados a outros projetos de extensão, necessários à formação inicial e continuada. Também, conta com acadêmicos que auxiliam no suporte técnico, na elaboração e postagem de materiais digitais e organização das plataformas digitais e do acervo didático-pedagógico.

Responsável: Lucineia Maria Lazaretti


PROJETOS DE PESQUISA

A relação social do capital e suas repercussões no trabalho, nas políticas sociais, na educação e no ensino

Objetivo: Este projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC), cadastrado no CNPQ, e se articula com as atividades que vêm sendo desenvolvidas por seus membros, que abrangem estudos coletivos periódicos, com estudantes de graduação, pós-graduação e comunidade externa, além da realização de eventos e cursos de extensão dirigidos a estudantes, profissionais da área de educação, do serviço social e de distintas áreas sociais e humanas, além de demais interessados.

Responsável: Neide de Almeida Lança Galvão Favaro


Ensino Médio, trabalho e formação humana: desafios da escola pública na relação do capital

Objetivo: Objetiva-se nesta pesquisa analisar especificamente o Ensino Médio e suas funções atuais, a partir da consideração de seus determinantes estruturais, bem como de sua relação com o trabalho e a formação humana. A partir de uma abordagem qualitativa, documental e bibliográfica, identifica-se a articulação entre as transformações em curso no âmbito do movimento do capital na fase monopolista contemporânea e as demandas de formação e qualificação do trabalhador exigidas por intermédio da formação escolar no Ensino Médio brasileiro.

Responsável: Neide de Almeida Lança Galvão Favaro