Você está aqui: Página Inicial > Menu Graduação > Cursos > Enfermagem > Programas e projetos

PROJETOS DE PESQUISA 2021-2022

Avaliação ambulatorial de risco de desenvolvimento em bebes prematuros utilizando o Teste De Triagem de Desenvolvimento de Denver II

O presente estudo apresenta como objetivo, avaliar os riscos de atraso no desenvolvimento de bebês prematuros utilizando o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, em um programa de intervenção de enfermagem no seguimento de bebês prematuros.

Responsável: Jaqueline Dias

O uso do diário do bebê para mães de prematuros como tecnologia educacional para o cuidado centrado na família

Pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, que consistira em implantar e avaliar o uso do diário do bebê para mães de prematuros como tecnologia educacional no cuidado centrado na família em uma unidade de terapia intensiva neonatal referenciada da 14º regional de saúde.

Responsável: Jaqueline Dias

Co-orientadores: Aline Barbieri


Construção e validação de material educativo e instrumento de contrarreferência no plano de alta hospitalar pediátrica

Objetivo: Construir e validar material educativo e instrumento de contrarreferência no plano de alta hospitalar pediátrica. Trata-se de um estudo metodológico, quali-quantitativo, de construção e validação de conteúdo, do tipo tecnologias. A pesquisa será conduzida em três etapas: levantamento bibliográfico, por meio de uma scoping review, elaboração do material educativo e instrumento de contrarreferência, e validação de conteúdo dos materiais por especialistas/experts e público-alvo.

Responsável: Jaqueline Dias

Co-orientadores: Ana Carolina Simões Pereira; Mariana P. Lourenço; Aline Barbieri.


O reflexo das políticas educacionais sobre a adesão às campanhas de vacinação: Fatores contribuintes para a redução da vacinação infantil e o ressurgimento de doenças graves no Brasil

O objetivo desta pesquisa é identificar quais fatores contribuem para a redução da cobertura vacinal infantil e consequentemente aumentam o risco do ressurgimento de doenças graves. As atividades serão divididas em três momentos: a) encontros destinados a estudos, planejamento e avaliação das atividades; b) Identificação dos fatores contribuintes para a redução da cobertura vacinal infantil; e c) Ações educativas para reverter a redução da cobertura vacinal infantil.

Responsável: Jaqueline Dias

Co-orientadores: Barbara Andreo dos Santos Liberati; Ana Carolina Simões Pereira.


Vacinação contra COVID-19 no enfrentamento à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2

Este projeto tem por objetivo verificar o reflexo da vacinação contra o Novo Coronavirus no enfrentamento à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 e identificar a integração ensino-serviço para a organização dos serviços de  Atenção Primária à Saúde. As atividades serão divididas em três momentos: a) encontros destinados a estudos, planejamento e avaliação das atividades; b) Identificação do reflexo da vacinação contra o Novo Coronavirus no enfrentamento à pandemia; e c) Ações educativas para auxiliar a organização dos serviços de APS.

Responsável: Maria Antonia Ramos Costa

Co-orientadores: Barbara Andreo dos Santos Liberati; Ana Carolina Simões Pereira; Aline Barbieri; Andreia Queiroz da Silva.


Criação de ferramenta tecnológica em saúde para o monitoramento dos pacientes com Covid-19

O objetivo deste estudo é construir uma ferramenta tecnológica para monitorar diariamente os sintomas dos pacientes positivos para a doença Covid-19. Trata- se de um estudo de produção tecnológica, que terá uma vertente descritiva, exploratória. Será realizado em 4 etapas: Levantamento dos requisitos, Design, Desenvolvimento de versão interativa e Avaliação.

Responsável: Maria Antonia Ramos Costa

Co-orientadores: Kely Paviani Stevanato


Perfil clínico e sociodemográfico de pacientes com diagnóstico da COVID-19 em unidade hospitalar

O objetivo é analisar o perfil clínico e sociodemográfico de pacientes com diagnóstico da COVID-19 em unidade hospitalar. Trata-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva, de abordagem quantitativa, que consistirá na identificação e análise do perfil clínico e sociodemográfico de pacientes com diagnóstico da COVID-19 em unidade hospitalar referenciada da 14º Regional de Saúde. A pesquisa foi autorizada pelo comitê de ética em pesquisa da UNESPAR com o número do parecer 4331128.

Responsável: Maria Antonia Ramos Costa

Co-orientadores:  Ana Carolina; Andreia Queiroz; Aline Barbieri. 


Implatação de Qr Code para o estudo de peças anatômicas

Esse estudo objetiva implantar QR code nas peças de um laboratório de anatomia humana de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa-ação, na fase de pesquisa serão catalogadas as peças anatômicas disponíveis no laboratório, e as principais dúvidas dos alunos no estudo das mesmas, na fase de ação será implantado QR code nas peças anatômicas disponíveis no laboratório.

Responsável: Maria Antonia Ramos Costa

Co-orientadores: Célia Maria Gomes Labegalini


Práticas empreendedoras na enfermagem: o uso de tecnologias em saúde e inovações

Este estudo terá como objetivo investigar os avanços e desafios as práticas empreendedoras na enfermagem e o uso de tecnologias em saúde e inovações. O objetivo deste estudo será investigar os desafios do empreendedorismo para enfermagem e o uso de tecnologias em saúde. Trata de um estudo exploratório, que utilizará a análise de conteúdo aplicada em entrevistas audiogravadas realizadas com enfermeiros empreendedores de um projeto guarda-chuva intitulado: “Práticas empreendedoras na Enfermagem: o uso de tecnologias em saúde e inovações”, que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná sob o parecer número 4.328.745, no ano de 2020.

Responsável: Maria Antonia Ramos Costa

Co-orientadores: Dandara Novakowski Spigolon


Promoção à saúde da pessoa idosa no período de pandemia da COVID-19

A presente pesquisa objetiva identificar as principais dúvidas que permeiam a vida de idosos e seus cuidadores neste período de pandemia da COVID-19, e a partir dos resultados, construir um material educativo para a promoção à saúde  da pessoa idosa. A metodologia utilizada será a pesquisa-ação, que é organizada em torno de uma ação planejada, com intervenções que buscam mudanças na realidade investigada.

Responsável: Maria Antonia Ramos Costa

Co-orientadores: Mariana Pissioli Lourenço


Ensino das competências de segurança do paciente na ótica de discentes e docentes do curso técnico e superior em saúde

Objetivo: Compreender como se apresenta o ensino das competências de segurança do paciente na ótica de discentes e docentes do curso técnico e superior em saúde. Método: Estudo qualitativo, de abordagem exploratória, que será realizado em duas etapas. Na primeira, contará com estudantes de enfermagem em uma escola técnica e em uma universidade superior na região noroeste do Paraná. A população será constituída por discentes do curso técnico e superior de enfermagem, convidados por meio da técnica Snowball Sampling.

Responsável: Maria Antonia Ramos Costa

Co-orientadores: Ana Carolina Simões Pereira; Barbara Andreo; Mariana Pissioli Lourenço.


“Telemonitoramento na rede de atenção às condições crônicas como recurso de apoio à autogestão da doença por pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial”

Projeto sob a coordenação da professora Dra Sonia Silva Marcon, do Departamento de Enfermagem da “Universidade Estadual de Maringá - UEM" em parceria com a Universidade do Estado Paraná – UNESPAR, representada pela Prof. Dra Maria Antônia Ramos da Costa. Financiado pela fundação Araucária por meio do Edital PPSUS 2019/2020. O projeto atende uma das demandas do serviço e que o mesmo poderá contribuir com a capacitação dos profissionais que prestam assistência às pessoas com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial e, consequentemente, com a assistência que elas recebem.

Responsável: Maria Antonia Ramos Costa

Co-orientadores: Célia Maria Gomes Labegalini; Heloa costa B. Cristinelli; Helen Peruzzo; Rebeca de Souza; Enfermeira Hanna Aguirre; Bolsistas - Mauricio Serio; Roberta Ivania; Vanessa Kerolym.


Feedback dos profissionais de saúde na demanda por informação sobre procedimentos ou tratamentos não-tradicionais

Este estudo busca compreender como os profissionais de saúde respondem a demanda da população por informação sobre procedimentos ou tratamentos não- tradicionais. Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva de natureza qualitativa que será realizado em um município no noroeste do Paraná, tendo por participantes os profissionais de saúde de Unidade Básica de Saúde (UBS).

Responsável: Jéssica dos Santos Pini

Co-orientadores: Daniela Aparecida de Souza Nunes


Busca de informações para atender as demandas de saúde da população

Este estudo pretende identificar como ocorre a busca de informações pelos profissionais de saúde para atender as demandas de saúde da população. Trata- se de pesquisa exploratória- descritiva de natureza quantitativa que será realizada em um município do noroeste do Paraná, tendo por participantes os profissionais de saúde que atuam em Unidade Básica de Saúde.

Responsável: Jéssica dos Santos Pini

Co-orientadores: Daniela Aparecida de Souza Nunes


Diagnóstico situacional dos indivíduos com agravo mental acompanhados em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Este estudo objetiva realizar o diagnóstico situacional dos indivíduos acompanhado em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva de natureza quantitativa a ser realizada em um  município do noroeste do Paraná com os individuos acompanhados pelo CAPS. Os dados serão coletados do prontuário do indivíduo, contemplando informações sociodemográficas, econômicas, clínicas e da participação familiar.

Responsável: Jéssica dos Santos Pini

Co-orientadores: Daniela Aparecida de Souza Nunes


Perfil epidemiológico das tentativas de suicídio registradas nos últimos 5 anos em um município da região noroeste do Paraná

Este estudo pretende conhecer o perfil epidemiológico das tentativas de suicídio registradas em um município da região noroeste do Paraná nos últimos 5 anos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e de série temporal, utilizando a base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), relativo às tentativas de suicídio notificadas a partir das fichas de “Intoxicação Exógena” e “Violência Interpessoal / Autoprovocada”. Os dados serão referentes aos últimos 5 anos disponíveis e serão analisados estatisticamente.

Responsável:  Jéssica dos Santos Pini

Co-orientadores: Daniela Aparecida de Souza Nunes


Teleconsulta multidisciplinar: aplicabilidade no cuidado as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis

O objetivo do estudo é implantar atendimento multiprofissional por meio da teleconsulta, para monitorar diariamente pessoas com doenças crônicas não transmissível (DCNT) em um município da região noroeste. Trata-se de um estudo de produção tecnológica, descritivo e exploratório. Será realizado em 4 etapas: Levantamento dos participantes da pesquisa e das características epidemiológicas/clínicos; Criação de instrumento base para a teleconsulta; Acompanhamento dos indivíduos durante 4 meses; e Avaliação por meio dos parâmetros clínicos.

Responsável: Jéssica dos Santos Pini

Co-orientadores: Dandara Novakolsk Spigolon


Implantação do telemonitoramento dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em um município da região noroeste do Paraná

O objetivo deste estudo é propor a implantação do telemonitoramento dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em um município da região noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo de produção tecnológica, descritivo e exploratório, que será realizado em 4 etapas: Identificação de ações de telemonitoramento; Seleção dos usuários que serão acompanhados; Desenvolvimento e implantação de um instrumento base; Avaliação da aplicação do telemonitoramento.

Responsável: Jéssica dos Santos Pini

Co-orientadores: Daniela Aparecida de Souza Nunes


Conhecimento das gestantes quanto ao aleitamento materno

Objetivo é conhecer o que as gestantes entendem quanto ao aleitamento materno, auxiliando no aumento das taxas de amamentação exclusiva e por consequência a redução dos índices de mortalidade materno infantil. Estudo epidemiológico, exploratório, de corte transversal, a instituição utilizada para pesquisa refere-se de uma Unidade Básica de Saúde que está localizada em um munícipio do Noroeste do Paraná. A coleta será realizada a partir de entrevistas com gestantes que procurarem a instituição de saúde UBS “k”, a fim de realizar a ultrassonografia.

Responsável: Patrícia Louise Rodrigues Varela Ferracioli

Co-orientadores:  Dandara Novakowski Spigolon


Caracterização sociodemográficas e estado de saúde-doença de gestantes e puérperas que tiveram diagnóstico de COVID-19

O objetivo deste estudo é apreender acerca do processo saúde-doença, enfrentamento e os principais cuidados com a saúde de gestantes e puérperas acometidas por COVID-19. Estudo descritivo transversal e exploratório onde serão coletados dados através de entrevista com gestantes e puérperas que tiveram o coronavírus durante a gestação. A coleta de dados ocorrerá a partir do mês de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. Elencando informações que possam ajudar na compreensão deste processo saúde e doença deste público acometido por covid-19.

Responsável: Patrícia Louise Rodrigues Varela Ferracioli

Co-orientadores: Dandara Novakowski Spigolon


Construção de uma ferramenta educativa para gestantes e puérperas sobre o enfrentamento do covid-19 e os principais cuidados com a saúde destas mulheres

O objetivo deste estudo é apreender acerca do processo saúde-doença, enfrentamento e os principais cuidados com a saúde de gestantes e puérperas acometidas por COVID-19. Estudo descritivo transversal e exploratório onde serão coletados dados através de entrevista com gestantes e puérperas que tiveram o coronavírus durante a gestação. A coleta de dados ocorrerá a partir do mês de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. Elencando informações que possam ajudar na compreensão deste processo saúde e doença deste público acometido por covid-19.

Responsável: Patrícia Louise Rodrigues Varela Ferracioli

Co-orientadores: Dandara Novakowski Spigolon


Gestantes com trombofilia: significados atribuídos a intervenção com Enoxaparina sódica no período gravídico puerperal

Explorar os significados atribuídos à intervenção com Enoxoparina sódica em gestantes com trombofilia. Estudo exploratório e descritivo de cunho qualitativo a ser realizada junto a mulheres diagnosticadas com trombofilia na gestação que foram submetidas a intervenção com Enoxoparina sódica no período gravídico/puerperal. Os dados serão coletados entre os meses de setembro e novembro de 2021 e posteriormente submetidos a análise de conteúdo modalidade temática.

Responsável: Patrícia Louise Rodrigues Varela Ferracioli

Co-orientadores: Rebeca Rosa de Souza


Avaliação da eficácia da mamada: aplicação do Formulário de Observação e Avaliação da Mamada em um município do Estado do Paraná - PR

O objetivo desta pesquisa é avaliar a eficácia da mamada em puérperas e seus respectivos bebês mediante aplicação do Formulário de Observação e Avaliação da Mamada preconizado pela OMS e UNICEF. Trata-se de um estudo descritivo observacional de caráter transversal, a ser realizado com puérperas e seus respectivos bebês residentes no município de Paranavaí – PR, em um período de até trinta dias após o parto. Espera-se que o uso do formulário possa redirecionar a prática assistencial do enfermeiro e de outros profissionais de saúde no que tange a temática do aleitamento materno.

Responsável: Patrícia Louise Rodrigues Varela Ferracioli

Co-orientadores:  Giovanna Brichi Pesce


O idoso na Atenção Primária à Saúde e a pandemia da covid- 19: saberes e práticas dos profissionais, idosos e seus cuidadores

Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, delineada seguindo a abordagem da pesquisa-ação. O projeto terá como público-alvo profissionais saúde, idosos e seus cuidadores vinculados a Atenção Primária à Saúde do município de Paranavaí-PR. A coleta de dados utilizará roteiro elaborado pelas docentes e as discentes, composto por duas partes, a primeira com dados de caracterização da unidade de saúde e dos participantes; e a segunda, com questões norteadoras, a fim de identificar os saberes e as práticas dos profissionais, idosos e cuidadores em relação ao cuidado ao idoso, com ênfase na pandemia. A partir do levantamento das lacunas educativas serão realizadas ações e materiais educativos sobre a temática de forma participativa.

Responsável: Tereza Maria Mageroska Vieira

Co-orientadores: Célia Maria Gomes Labegalini


Reflexos da pandemia por covid-19 no gerenciamento de custos da atenção primária à saúde de um município do Paraná

Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do primeiro ano de pandemia por COVID-19 no gerenciamento de custos destinados a Atenção Primária à Saúde de um município do Paraná. Tratar-se-á de um estudo descritivo, exploratório, do tipo retrospectivo, com abordagem quantitativa. Serão coletados dados secundários referente ao período de 2017 a 2021. Depois de tabulados e agrupados por categorias, os dados serão analisados com auxílio de estatística descritiva. Espera-se que a partir dos resultados seja possível ter uma visão geral dos impactos que a pandemia por COVID-19 trouxe para o planejamento e gerenciamento de custos com a saúde do município. Para além disso, os resultados poderão ser importantes ferramentas para a organização e provimento de insumos pensando na continuidade, segurança e qualidade do atendimento em saúde.

Responsável: Tereza Maria Mageroska Vieira

Co-orientadores: Hellen Emilia Peruzzo


Uso da tecnologia em saúde no cuidado do idoso com Alzheimer

O objetivo do estudo é construir e validar uma ferramenta educativa em formato de E-book para auxiliar o cuidador do idoso com Alzheimer, proporcionando informações sobre a doença, sua evolução e cuidados. Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, de produção tecnológica desenvolvida em quatro etapas. A pesquisa metodológica aplicada foi adotada por se tratar de um processo que tem como objetivo elaborar, validar e avaliar os instrumentos e técnicas de pesquisa, tendo com meta a elaboração de um instrumento confiável, preciso e que possa ser utilizado posteriormente por outros pesquisadores.

Responsável: Tereza Maria Mageroska Vieira

Co-orientadores: Kely Paviani Stevanato


PROJETOS DE EXTENSÃO 2021-2022

Programa de intervenção de enfermagem no seguimento de bebes prematuros

O presente projeto de extensão se propõe a implementar um programa específico de intervenção de enfermagem no seguimento de bebes prematuros, junto a Secretaria de Saúde de Paranavaí. O prematuro necessita de cuidados especializados para sua sobrevivência, o que se torna um desafio para a equipe de saúde, os pais e para o próprio bebê.

Responsável: Jaqueline Dias


Praticas educativas para a promoção da saude e prevenção de agravos em pessoas com doenças crônicas

O projeto objetiva desenvolver práticas educativas para a promoção da saude e prevenção de agravos em pessoas com doenças crônicas. As ações serão desenvolvidas em parceria com serviços de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer. Serão desenvolvidas ações: educativas, verificação de sinais vitais, atividades físicas, lazer, integração social e convivência. Espera-se com esse projeto promover e prevenir agravos em pessoas com doenças crônicas.

Responsável: Maria Antonia Ramos Costa

Co-orientadores: Hellen Peruzzo; Heloá Christinelli; Célia Labegalini; Dandara Spigilon; Patrícia; Maysa; Cassia; Carlos Molena; Rebeca Rosa e Willian Melo


Universidade Aberta para Pessoa Idosa-Campus Paranavai

A universidade possui papel de grande relevância e impacto social, dessa forma, tal projeto de extensão objetiva criar um espaço multidisciplinar para a inclusão social da pessoa idosa no ambiente universitário ampliando a ação educativa da Unespar, por meio de educação permanente para pessoas idosas. O projeto destina-se a idosos do município de Paranavaí e adjacentes. As ações são desenvolvidas por meio de um programa multidisciplinar nas áreas das ciências da saúde, humanas e sociais, promovendo ações como: atividades físicas, ensino, empreendedorismo, valores sociais e humanos e da saúde.

Responsável: Maria Antonia Ramos Costa

Co-orientadores: Celia Labegalini; Heloá Christinelli; Carlos Molena; Dandara Spigolon; Kely Stevanato; Laize; Cassia; Maysa; Sueli; Jessica Pini; Mariana Pissioli Lourenço; Jaqueline Dias; Drielly Folha; Daniela Nunes; Patrícia Varela e Willian Melo.


Liga acadêmica de enfermagem em simulação realística - LAESR

Este projeto objetiva criar uma liga acadêmica de simulação realística, sem fins lucrativos. Trata-se de projeto de extensão, voltado para a estruturação de uma liga acadêmica de simulação realística baseada na aprendizagem clínica na área da enfermagem, a qual será realizada junto ao Colegiado do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí-PR, no período entre agosto de 2021 e agosto de 2022. As ações serão baseadas na aprendizagem clínica e ativa. Têm-se foco a formação ativa e integrada de discentes e na educação permanente docentes e profissionais de saúde, além de apoio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ao término das ações, almeja-se que a liga seja um espaço de aprendizado ativo e participativo para os ligantes, desenvolvendo nossas habilidades pedagógicas e clínicas; e que os participantes das ações educativas – docentes, discentes e profissionais – desenvolvam e aprimorem habilidade e competências acerta das temáticas trabalhadas, bem como desenvolvimento do pensamento clínico e reflexivo.

Responsável: Jéssica dos Santos Pini

Co-orientadores: Maria Antonia Ramos Costa; Ana Carolina Simões Pereira, Célia Maria Gomes Labegalini; Flávia Cristina Sierra de Souza; Renata Mendonça.


Saúde mental de crianças e adolescentes em tempos de pandemia: retorno às atividades presenciais em escola de ensino público

O objetivo deste estudo é promover ações e atividades educativas e informativas para profissionais da educação e pais de alunos com vistas à promoção e prevenção da saúde mental dos estudantes em tempos de pandemia, principalmente no retorno as atividades presenciais e com olhar para o sofrimento emocional que pode ter surgido do distanciamento social imposto. Trata-se de um projeto de extensão, de caráter qualitativo, do tipo pesquisa- ação que será realizado com professores e pais e/ou responsáveis de alunos de uma escola estadual de educação básica do município de Paranavaí.

Responsável: Jéssica dos Santos Pini

Co-orientadores: Daniela Aparecida de Souza Nunes; Rebeca Rosa de Souza; Jaqueline Dias.


Educação permanente para equipes de saúde sobre a assistência à população transgênero em um município do Paraná

Trata-se de um projeto de abordagem qualitativa e de intervenção, que será realizado com profissionais de saúde integrantes das equipes do Estratégia Saúde da família (ESF) do município de Paranavaí-PR. A análise dos discursos, através do software Iramutec, servirá como norte para o planejamento das intervenções a serem realizada com os participantes do estudo. Após a fase de planejamento, os pesquisadores implementarão a intervenção em dois momentos, em forma de rodas de conversa com os entrevistados.

Responsável: Patrícia Louise Rodrigues Varela Ferracioli

Co-orientadores: Giovanna Brichi Pesce


Educação em Saúde para Gestantes e Puérperas estrangeiras

Trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo desenvolver ações de educação em saúde para a promoção a saúde e prevenção de agravos as gestantes e puérperas estrangeiras , em especial sobre os cuidados no período gestacional epuerperal.

Responsável: Patrícia Louise Rodrigues Varela Ferracioli

Co-orientadores: Kely Paviani Stevanato


Práticas educativas de promoção à saúde no âmbito da atenção primária à saúde

Projeto de extensão objetiva desenvolver atividades de caráter educativo sobre saúde a nível individual, familiar e coletivo, em seus diversos aspectos, às cumunidade que residem nos bairros do município de Paranavaí-PR/Brasil e são atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS): porta de entrada dos indivíduos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Responsável: Eduardo Rocha Covre


Pesquisa-ação: a importância das ações educativas sobre a doação do leite humano

Projeto que objetiva desenvolver ações educativas para a população em geral, sobre a importância da doação de leite humano.

Responsável: Willian Augusto de Melo

Co-orientadores: Giovana Brichi Pesce


Observatório covid-19 UNESPAR, 2021-2022

Projeto de extensão que tem como objetivo manter informa a população em geral, e pesquisadores sobre a evolução da pandemia do covid-19 no estado do Paraná, e nas cidades onde estão instaladas os campi da Unespar, para subsidiar as decisões da gestão da IES.

Responsável: Willian Augusto de Melo


Educação em Saúde por meio de mídias sociais

O projeto trata da utilização de mídias sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Youtube para divulgar informações a respeito do tema saúde, os conteúdos gerados beneficiarão tanto os acadêmicos do curso de enfermagem que, ao revisar os conteúdos para criar postagens, aprenderão mais sobre o tema, tanto para a população que visualizará as postagens, que receberão informações de qualidade, com fundamentação científica e de fácil compreensão.

Responsável: Heloa Costa Borim Christinelli

Co-orientadores: Dandara Novakowiski Spigolon e Celia Maria Labegalini