PROJETOS DE PESQUISA
Formação docente e a prática educativa: Sequências Didáticas, estratégias e recursos sob a perspectiva ativa no Ensino de Ciências e Biologia
A formação docente em Ciências e Biologia envolve desafios relacionados ao planejamento, à condução das aulas e à escolha de recursos pedagógicos adequados. Esse projeto busca aproximar os licenciandos de Ciências Biológicas da UNESPAR, campus Paranavaí, dos fundamentos teóricos e práticos das Sequências Didáticas e de diferentes estratégias e recursos para o ensino da área. A pesquisa envolve a oferta de um curso formativo, no qual os participantes têm contato inicial com fundamentos teóricos e práticos, discutem diferentes estratégias de ensino e elaboram suas próprias Sequências Didáticas e recursos complementares. A investigação, de caráter qualitativo, utiliza questionários, registros em áudio e vídeo, diário de campo e as produções dos estudantes como fontes de dados, visando analisar o processo formativo. Ao final, espera-se identificar concepções, dificuldades e avanços dos licenciandos, contribuindo para o fortalecimento de sua formação inicial e para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem mais consistente, ativo, participativo e contextualizado no Ensino de Ciências e Biologia.
Responsável: Professora Dra. Caroline Oenning de Oliveira
Ensino por Investigação e a Formação Docente: Concepções e Desenvolvimento de Atividades Investigativas
O Ensino por Investigação é uma abordagem didática que estimula a curiosidade, o pensamento crítico e a construção coletiva do conhecimento por meio da resolução de problemas. O projeto oferece aos estudantes do curso de Ciências Biológicas da UNESPAR, campus Paranavaí, a oportunidade de vivenciar essa metodologia num projeto formativo que integra teoria, metodologia e prática sobre o Ensino por Investigação. A pesquisa consiste em um levantamento inicial das concepções prévias dos acadêmicos sobre o ensino investigativo; na sequência, é ofertado um curso formativo dividido em dois momentos: estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos e uma oficina prática com atividades investigativas voltadas ao ensino de Ciências e Biologia. Ao final, os participantes elaboram um relato reflexivo sobre as aprendizagens construídas durante o percurso formativo. O projeto busca fortalecer a formação docente, ampliando a compreensão e o uso de abordagens investigativas na futura prática pedagógica dos licenciandos.
Responsável: Professora Dra. Etiane Ortiz Paiva
Efeito da urbanização sobre as assembleias de formigas (Hymenoptera: Formicidae) epígeas em fragmentos florestais de Paranavaí, noroeste do Paraná
A fragmentação de ambientes naturais e a introdução de espécies exóticas estão entre as principais causas de perda de biodiversidade, sendo praticamente, todas decorrentes das atividades humanas. Recentemente, alguns estudos têm sido realizados na tentativa de se avaliar a estrutura e a fisiologia desses fragmentos, tendo em vista o valor dos serviços e processos ecológicos provenientes da biodiversidade. Nesse sentido, as formigas são consideradas excelentes ferramentas para estudos sobre biodiversidade, monitoramento, manejo ecológico, etc. Sua amostragem e identificação são, relativamente, fáceis e baratas, elas são representativas em todos os níveis tróficos, são abundantes, diversas e amplamente distribuídas, e, são responsáveis por diversos serviços ecológicos. O tamanho, a forma, o tipo da vegetação, o grau de fragmentação ou antropização de hábitats, bem como a presença de espécies de formigas exóticas são causa da mudança de composição de assembleias de formigas e da perda da diversidade biológica em ambientes fragmentados. Geralmente, espécies de formigas nativas são substituídas por espécies exóticas ou espécies nativas especialistas são suprimidas em detrimento de espécies generalistas e oportunistas. No Paraná, a pesquisa sobre diversidade ou distribuição de formigas exóticas ou nativas em habitats fragmentados é escassa. Assim, propomos a investigação da fauna de formigas de fragmentos florestais inseridos na área urbana da cidade de Paranavaí/PR para avaliarmos se têm havido predomínio de espécies exóticas ou de espécies nativas generalistas/oportunistas nesses locais, bem como para conhecer qual é a distribuição destas espécies no fragmento.
Resposável: Professor Dr. Fábio de Azevedo
Plantas medicinais: conhecer para promover saúde e sustentabilidade
Plantas medicinais são espécies cultivadas ou não que apresentam propriedades terapêuticas, desde que utilizadas de forma adequada. O consumo tradicional destas plantas vem se perdendo, juntamente com a perda dos benefícios destas para a promoção da saúde e da preservação do meio ambiente. A compreensão das plantas na saúde e no cotidiano das pessoas se faz importante para valorizar os saberes tradicionais, ampliar as práticas de saúde, prevenir intoxicações e preservar o meio ambiente O objetivo geral deste estudo é compreender a relação das pessoas com as plantas medicinais. Método: Estudo qualitativo e exploratório, delineado por meio da abordagem da pesquisa-ação. Os participantes serão profissionais de saúde, usuários dos serviços de saúde e profissionais da educação. Na fase de pesquisa será identificado os saberes e práticas dos participantes do estudo sobre as plantas medicinais. Avaliação dos indicadores de saúde da população do município de Paranavaí/PR.
Responsável: Professora Dra. Franciele M. L. Zanardo Bohm
Utilização de bioestimulantes como alternativa para promover o crescimento vegetal
O desenvolvimento de técnicas de cultivo sustentáveis somada ao aumento e qualidade na produção agrícola são desafios que movem as pesquisas em produção vegetal. A utilização de bioestimulantes como promotores do crescimento vegetal sustentável é uma realidade no cultivo de culturas como soja, feijão, cana-de-açúcar e alvo de estudos em mandioca. O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos de bioestimulantes no crescimento de plantas jovens de mandioca. A metodologia consistirá em revisão bibliográfica sobre o tema da pesquisa e em pesquisa de campo exploratória, que irá avaliar os efeitos da exposição de diferentes concentrações de bioestimulantes em plantas jovens de mandioca. Espera-se que este estudo contribua com as pesquisas em fisiologia vegetal e com o manejo da cultura de mandioca utilizando insumos sustentáveis.
Responsável: Professora Dra. Franciele M. L. Zanardo Bohm
Comparações analógicas como recursos para a promoção da Educação em Ciências e Saúde: o discurso de um projeto comercial televisivo
Na pesquisa em educação em Ciências, as analogias são comumente caracterizadas como faca de dois gumes, pois podem facilitar a aprendizagem de conceitos científicos ou servirem como obstáculos para a racionalização desses conceitos. Na educação em Saúde, a pesquisa acerca da temática tem potencial para a promoção da conscientização sobre hábitos saudáveis quando mediados por comerciais televisivos ou programas de saúde e bem-estar. Este projeto visa investigar o potencial de divulgação e popularização das Ciências de comerciais televisivos que lançam mão de recursos de comparação, como as analogias, ao trazerem informações sobre a área da saúde.
Responsável: Professor Dr. Hederson Aparecido de Almeida
Avaliação antimicrobiana de nanopartículas contendo curcumina e óleos essenciais
O presente projeto apresenta como principal objetivo avaliar atividade antimicrobiana in vitro de formulações de nanopartículas contendo a curcumina e óleos essenciais, visando resolver ou diminuir as limitações que esses compostos bioativos apresentam quando sozinhos em sistemas biológicos.
Responsável: Prof. Dr. Hélito Volpato
Avaliação da atividade antibacteriana de compostos sintéticos e/ou naturais
Diversos são os motivos que têm contribuído com o desenvolvimento de casos de resistência bacteriana aos antibióticos, como por exemplo, o uso descontrolado de medicamentos antibacterianos e as mutações gênicas em microrganismos. Diante disso, novos estudos na busca de compostos naturais ou sintético com ação antibacteriana são necessários, sendo importantes para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de pacientes com doenças bacterianas. Diante disso, o objetivo deste presente projeto é avaliar a atividade biológica in vitro de compostos naturais e/ou sintético em diferentes espécies de microrganismos bacterianos.
Responsável: Prof. Dr. Hélito Volpato
Avaliação dos possíveis efeitos do estresse térmico e alelopático em cultivares de interesse econômico
Estudo dos possíveis efeitos do estresse térmico e alelopático na germinação de sementes, crescimento das radículas, biomassas frescas e secas das radículas e teores de clorofilas nas seguintes cultivares de interesse econômico: (rabanete; beterraba; couve; repolho e quiabo).
Responsável: Prof. Dr. Paulo Alfredo Feitoza Bohm
Formação Docente e Inteligência Artificial: impactos do uso de IA na prática pedagógica de professores e licenciandos da área de Ciências e Biologia
A chegada da Inteligência Artificial (IA) às salas de aula representa um dos maiores desafios e oportunidades da educação contemporânea. Ferramentas digitais como assistentes virtuais, plataformas e sistemas de geração automática de conteúdos têm transformado a forma como professores planejam, ensinam e avaliam em suas aulas.
O projeto “Formação Docente e Inteligência Artificial: impactos do uso de IA na prática pedagógica de professores e licenciandos da área de Ciências e Biologia” tem como objetivo investigar os efeitos de um curso de formação continuada sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na prática pedagógica de professores e acadêmicos.
Responsável: Profa. Dra. Thaís Fernandes Mendonça Mota
PROJETOS DE EXTENSÃO
Visita guiada ao laboratório de Biologia da Unespar de Paranavaí.
Propomos a visita de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico ao laboratório de Biologia da Unespar campus Paranavaí, onde a coleção didática desse laboratório é exposta para observação. Ela abrange invertebrados como esponjas, águas-vivas e esqueletos de corais, vermes planos, vermes redondos, minhocas, diversas conchas de caramujos, mexilhões, ostras, etc., insetos, aranhas, escorpiões, camarões, lagostas, caranguejos, etc., também, possui peixes sapos e pererecas, lagartos, cobras e tartarugas, passarinhos e mamíferos, além de contarmos, excepcionalmente, com serpentes vivas (king snake: Lampropeltis). Nas visitas apresentamos informações básicas sobre os grupos de animais expostos, sanamos dúvidas, instruímos o uso de lupa para observação dos animais e, quando com técnico presente e com condições adequadas, manipulamos as serpentes vivas. Nosso objetivo é que as visitas das escolas proporcionem aos alunos esclarecimento, complementação e aprofundamento de conteúdos dos seus currículos escolares, além de despertar o interesse pela Ciência, incentivando-os aos estudos e à carreira acadêmica.
Responsável: Professor Dr. Fábio de Azevedo
Plantas medicinais: saúde, alimentação e educação ambiental.
Plantas medicinais constituem espécies vegetais cultivadas ou não que são capazes de prevenir ou curar doenças. A utilização de plantas medicinais está concentrada atualmente em localidades mais afastadas das zonas urbanas ou por populações de baixa renda. Muitas espécies medicinais que apresentam propriedades curativas importantes ou que são capazes de melhorar a qualidade de vida da população tem seu consumo se perdendo ao longo das gerações. O objetivo deste projeto é disseminar a utilização correta de plantas medicinais para a saúde e promover práticas de educação ambiental em escolas e na comunidade. A metodologia aplicada consiste na elaboração de aulas especiais, palestras e na organização de um material didático que relacione a importância das plantas para a saúde e para o meio ambiente em formato de folder para ser distribuído em escolas das redes estadual e municipal e em cursos de extensão. Espera-se que as atividades executadas pela equipe do projeto contribuam com a utilização de plantas medicinais, com a saúde da comunidade e com a preservação do meio ambiente.
Responsável: Professora Dra. Franciele M. L. Zanardo Bohm
Biologando Unespar: Atualidades da Ciência em debate
O projeto Biologando UNESPAR: Atualidades da Ciência em debate, procura estabelecer um veículo de comunicação com a comunidade externa, interessada na aquisição de conhecimento de forma interativa. Este projeto trabalha na perspectiva do aperfeiçoamento dos acadêmicos na dimensão intelectual e de disseminação virtual na internet, utilizando de um canal do Youtube com postagem de vídeos e debates ao vivo sobre temas selecionados.
Responsável: Prof. Dr. Paulo Alfredo Feitoza Bohm
INTERBAND - UNESPAR: promovendo o contato com a música, arte e cultura em diferentes perspectivas
Aproximar os estudantes interessados dos cursos de graduação da UNESPAR, campus de Paranavaí, na aquisição de conhecimento sobre música, arte e cultura de forma interativa, buscando uma maior interação com a comunidade através da montagem de uma sala de música com diferentes instrumentos musicais e aparelhagem de som com ajuda financeira da fundação de apoio.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Responsável: Prof. Dr. Paulo Alfredo Feitoza Bohm
Inteligência Artificial na prática docente
A crescente presença da Inteligência Artificial no cotidiano escolar impõe um novo desafio a formação docente: desenvolver competências pedagógicas, tecnológicas e éticas, assim como o pensamento crítico a fim de fazer uso consciente dessas ferramentas. Porém, observa-se que muitos professores da Educação Básica e licenciandos ainda não possuem formação adequada para integrar essas tecnologias de forma consciente em sua prática docente, nem compreendem suas implicações educacionais. Este projeto visa promover a formação continuada de professores da Educação Básica e licenciandos por meio do uso crítico e criativo de ferramentas de Inteligência Artificial na prática docente. Com foco na prática e na ética educacional, os participantes irão conhecer e aplicar recursos de IA acessíveis para planejar, avaliar e dinamizar suas aulas.
Responsável: Profa. Dra. Thaís Fernandes Mendonça Mota
