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PROJETOS DE PESQUISA

A educação ambiental no contexto da base nacional comum curricular do ensino médio às práticas na escola

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Médio deve promover nos estudantes a compreensão e a apropriação do modo de “se expressar” característico das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nesse sentido, a Biologia é uma das ciências que possui uma diversidade de áreas do conhecimento, e se destacando nos últimos anos temas sobre meio ambiente, biotecnologia, genéticas, entre outros. Executar pesquisa para averiguar os avanços e regressos na educação possibilita diagnosticar as lacunas e potencialidades da educação em nosso país, quanto á infraestrutura, formação de professores, concepção dos estudantes, metodologias e disciplinas envolvidas. Dessa forma, esta pesquisa busca desenvolver atividades experimentais e levantamentos bibliográficos que vão ao encontro às necessidades do ensino de ciência/biologia.

Responsável: Prof. Dra. Márcia Regina Royer


Avaliação de pré-tratamentos químicos em sementes como forma de resistência a diferentes tipos de estresse em plantas

As plantas estão expostas no meio ambiente a diferentes tipos de estresse, como a seca, aumento de temperatura, excesso de sais minerais no solo, liberação de compostos químicos por outras plantas. Estes fatores podem impedir a germinação da semente e comprometer o crescimento de uma planta jovem. O objetivo deste projeto é estudar a resposta de plantas de interesse comercial frente ao estresse salino, térmico e alelopático. E verificar se pré-tratamentos químicos feitos antes do início da germinação podem promover o aumento da resistência das plantas aos diferentes tipos de estresse. A metodologia proposta será avaliar a germinação e crescimento inicial das plântulas submetidas ou não ao estresse e pré-tratamento químico em câmara de germinação do tipo B.O.D e em casa de vegetação. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a compreensão das respostas fisiológicas das plantas ao estresse e que auxilie em estudos sobre compostos químicos que possam ser utilizados para aumentar a resistência dos vegetais.

Responsável: Prof. Dra. Franciele Zanardo Bohm


Estudo etnobotânico das plantas medicinais utilizadas na região de Paranavaí

A utilização de plantas medicinais pela humanidade teve grande importância para vários povos ao longo da história, principalmente quando era o único recurso disponível para prevenir e curar doenças. O consumo de plantas medicinais prevaleceu em comunidades mais afastadas de centros urbanos. Atualmente pode ser verificado o resgate da utilização de plantas medicinais pela população. O pensamento de que plantas por serem naturais não fazem mal aliado à velocidade da transmissão de informações oferecidas atualmente pelas redes sociais, reduz o cuidado na escolha e modo de preparo de uma planta medicinal, além de desconsiderar possíveis efeitos tóxicos. Este trabalho propõe um estudo sobre a relação da população com as plantas medicinais. Será feito um levantamento bibliográfico sobre as espécies mais citadas e após a pesquisa haverá o retorno da informação aos entrevistados para esclarecer se a planta está sendo utilizada corretamente e se apresenta efeitos tóxicos. Espera-se que este trabalho contribua com a disseminação da utilização correta das plantas medicinais.

Responsável: Prof. Dra. Franciele Zanardo Bohm


Estudo da germinação e crescimento de plântulas de hortaliças, submetidas a palhadas de sibipiruma e braquiária

O aumento da procura por hortaliças de melhor qualidade, disponíveis aos consumidores por maior período de tempo vem contribuindo para maiores investimentos no sistema de produção aliando maior produtividade e baixo custo para os produtores. Na região de Paranavaí encontramos por parte de produtores rurais uma grande diversidade de palhadas utilizadas para confecção de substratos orgânico de baixo custo, sendo que se destacam as palhadas de Sibipiruna e capim Braquiária. Entretanto interações aleloquímicas existentes nas folhas de Sibipiruna e capim Braquiária, podem interferir negativamente no processo de germinação e desenvolvimento das plântulas. Este projeto tem por objetivo, testar o efeito do extrato aquoso de palhadas de folhas de Braquiária e Sibipiruna, sobre a germinação e crescimento de plântulas de diferentes hortaliças de interesse econômico da região.

Responsável: Prof. Dr. Paulo Alfredo F. Bohm


Fauna de formigas ((HYMENOPTERA, FORMICIDAE) da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí/PR

Investigamos a composição, abundância e riqueza de espécies de formigas (Hymenoptera: Formicidae) da UNESPAR campus de Paranavaí através da amostragem por iscas atrativas. As formigas são organismos facilmente amostrados e identificados, são abundantes em todos os ambientes, principalmente no urbano, podem revelar a saúde ambiental e serem importantes para testar teorias ecológicas o que faz delas um excelente organismo para estudos ecológicos. O levantamento da diversidade local é o primeiro e essencial passo para qualquer estudo ecológico posterior, seja teórico ou de monitoramento. As infestações de formigas no meio urbano, principalmente por espécies exóticas, estão positivamente correlacionadas ao crescimento urbano e é premente que conheçamos melhor a ecologia desses organismos, especialmente, devido ao seu sinantropismo e à relação das espécies exóticas com as nativas. O campus universitário oferece condições favoráveis à pesquisa de formigas urbanas ao oferecer diferentes ambientes, antropizados e preservados, proximidade a um loteamento residencial recente e a um bairro antigo da cidade, além de ser vizinho a um hospital e à proximidade aos laboratórios da UNESPARr campus de Paranavaí.

Responsável: Prof. Dr. Fábio de Azevedo


Os fundamentos do processo de ensino e aprendizagem com ênfase na formação do professor de ciências

O Ensino de Ciências requer uma relação entre teoria e prática, proporcionando aos estudantes do Ensino Fundamental os conhecimentos e habilidades necessárias para atuarem em uma sociedade marcada por um crescente avanço científico e técnico. Pereira e Silva (2002) apud Fracalanza (1997) argumentam que o Ensino de Ciências deve contribuir para o domínio das técnicas de leitura e escrita, possibilitarem o aprendizado de conceitos básicos da área de Ciências e principalmente, oportunizar o aluno a compreender as relações entre Ciências e Sociedade. Neste contexto, o Ensino de Ciências tem exigido dos professores uma atualização contínua de conhecimentos e metodologias para dar conta dos crescentes avanços nesta área. Diante desse desafio, a presente proposta de trabalho apresenta como eixo norteador estabelecer uma discussão sobre a função continuada de professores de Ciências, diagnosticando os desafios para a pesquisa de uma metodologia de ensino e aprendizagem, pautada por discussões atuais.

Responsável: Prof. Dra. Shalimar Calegari Zanatta


PROJETOS DE EXTENSÃO

Disseminação da utilização de plantas medicinais para a região noroeste do Paraná

O cultivo e utilização de plantas medicinais é a forma mais antiga registrada para prevenir e curar doenças. O consumo de plantas medicinais é uma importante ferramenta para melhorar a saúde pública. O objetivo deste projeto é identificar junto à população noroeste do Paraná quais são as plantas medicinais mais utilizadas, como são consumidas e produzir um material informativo on-line para auxiliar a utilização correta das plantas medicinais. O material produzido será disponibilizado para escolas de Paranavaí e região, atrelando a importância das plantas medicinais com a educação ambiental.

Responsável: Prof. Dra. Franciele Zanardo Bohm


Orientação para preservação e controle do sobrepeso e obesidade entre adultos de Paranavaí

Devido aos índices crescentes de pessoas acima do peso, podendo desencadear sérios problemas de saúde, o projeto foi criado para atender adolescentes, jovens e adultos, de ambos os sexos, com sobrepeso ou obesidade, residentes em Paranavaí, com o intuito de estimulá-los a participar de um trabalho de intervenção, com ações interdisciplinares visando ampliar o conhecimento sobre nutrição, prática de atividade física diária e estilo de vida saudável, voltadas a melhoria da saúde e qualidade de vida.

Responsável: Prof. Dra. Adriana Gallego Martins


Vivenciando o uso de tecnologias no ensino de ciências e biologia -TECBIO UNESPAR

Vivenciando o uso das tecnologias no ensino de Ciências e Biologia é um projeto que tem como objetivo aproximar os estudantes do curso de Ciências Biológicas da UNESPAR, campus de Paranavaí, com alunos do ensino fundamental e médio, por meio do uso de novas tecnologias educacionais. Atualmente muitas informações sobre assuntos que envolvem as Ciências Biológicas, como a transmissão de doenças, o consumo de alimentos para a prevenção de enfermidades, meio ambiente, uso de vacinas e medicamentos, entre outros, são disseminadas nas redes sociais de forma equivocada. Os acadêmicos dos anos finais do curso de Ciências Biológicas irão elaborar vídeos didáticos e exercícios para os alunos da rede pública atendidos nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia. Esta atividade irá contribuir com a formação dos acadêmicos para a utilização de tecnologias no ensino e irá contribuir com a formação dos estudantes da rede pública.

Responsável: Prof. Dr. Hélito Volpato