Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Você sabia que a Unespar desenvolve um projeto de pesquisa que analisa os gastos públicos com o meio ambiente?

Geral, Pesquisa

Desde 2020, o campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem cadastrado o registro do projeto de pesquisa "Análises dos Gastos Públicos em Gestão Ambiental: Um estudo com os Municípios do Sul do Brasil".

O principal objetivo é acompanhar a preocupação do poder público (em especial dos municípios do sul do Brasil) com o meio ambiente. No âmbito do projeto, essa preocupação é medida pelo gasto ambiental, no sentido de que quanto mais o município destina recursos para o meio ambiente maior é a preocupação deste com a preservação ambiental.

Essa linha de pesquisa surgiu no mestrado do docente Cleber Broietti, do curso de Ciências Contábeis de Apucarana, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), na área de Sustentabilidade e teve como foco os estudos com gasto ambiental. O professor trabalha com pesquisas nessa área há cerca de 10 anos.

No total, foram coletadas informações de 1.197 municípios, além de dados complementares que estavam em órgãos como IBGE, IPARDES e Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O professor também observou que, ao longo do tempo, o gasto ambiental do país (governo federal) aumentou até a gestão 2019. A partir desse período, o Brasil apresentou diversos cortes de gastos e desestruturação de instituições de preservação ambiental.

Segundo o docente, essa temática já rendeu algumas publicações em revistas e também em congressos.