Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Visita ao campus de União da Vitória encerra diálogos sobre curricularização da extensão na Unespar

Coordenadores de curso, de Ações de Curricularização da Extensão e Cultura (Acec) e docentes em geral da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participaram, no último dia 18, no campus de União da Vitória, da última rodada de conversas com a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação.

O encontro, que também contou com as presenças da vice-diretora do campus, Kellen Junges, e da chefe da Divisão de Extensão e Cultura de União da Vitória, Gabriele Granada, teve por objetivo, como nas visitas prévias da Proec aos demais campi, analisar a execução das ações extensionistas desenvolvidas durante o ano letivo de 2023 para alinhamento e ajustes em 2024, desenvolvendo as atividades com tranquilidade e de forma a atender aos princípios da curricularização da extensão.

Diante deste último encontro do ciclo de diálogos sobre a curricularização, Darc considerou “como fundamental essas avaliações, não só para cumprir uma determinação da Resolução CNE/CES 07/2018, que prevê a autoavaliação crítica do processo de inserção da extensão nos currículos dos cursos”, disse.

Os professores presentes à reunião apresentaram suas dificuldades quanto às propostas de projetos como parte das disciplinas (Acec II, prevista pela Resolução 038/2020 Cepe/Unespar), avaliando a dificuldade para cada uma, considerando seus conteúdos. Além disso, demonstraram preocupação com a disponibilidade dos estudantes em desenvolver a extensão no horário de aula ou em contraturno.

Alguns esclarecimentos sobre as propostas também foram feitos, como o fato de considerar a extensão como uma ação a ser executada “com” a comunidade e não apenas “para” a comunidade. Entre as diretrizes da extensão, destacou-se a importância da interdisciplinaridade e interprofissionalidade, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos uma formação mais ampla.

A pró-reitora entendeu “como bastante produtivas todas as conversas e visitas aos campi, destacando as especificidades de cada campus como indicativo para a troca de experiências exitosas que cada curso teve em 2023 neste processo”, explicou.

Darc ainda colocou a equipe da Proec à disposição para novas reuniões que se façam necessárias.

Os próximos passos em relação à curricularização serão a redação de um relatório geral para avaliação na Comissão de Acec da Unespar e o retorno aos campi para atendimento das solicitações.