Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Unespar sedia cerimonial de abertura da Operação Rondon Paraná 2023

• Unespar sedia cerimonial de abertura da Operação Rondon Paraná 2023

Geral, Extensão

Nesta quarta-feira (11), ocorreu o evento que marcou o início da Operação Rondon Paraná 2023. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e está prevista como uma das ações da Política de Extensão Universitária do Estado do Paraná, assinada em 30 de novembro de 2022.

O evento ocorreu no auditório Mario Schoemberger, do campus Curitiba I/Embap, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e reuniu cerca de 150 estudantes e 28 professores das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) que participaram da cerimônia de outorga do chapéu rondonista. Participaram da solenidade de abertura do evento o Secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, os reitores e reitoras, docentes e estudantes das sete IEES do Paraná, Pró-reitores de Extensão e Cultura e autoridades estaduais e municipais. Também marcaram presença o diretor e a vice-diretora do campus de Curitiba I/Embap, professor Marco Aurélio Koentopp e professora Solange Garcia Pitangueira.

De acordo com a Seti, as atividades de campo acontecerão nos municípios de Cerro Azul e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, no Litoral.

A Operação Rondon 2023 possibilita que municípios do Paraná recebam professores e estudantes universitários de várias áreas do conhecimento, para o desenvolvimento de ações que contribuam com a comunidade e com as lideranças locais, com o objetivo de melhorar as condições de vida e bem-estar da população.

Na Unespar, a Operação Rondon Paraná 2023 está registrada como uma ação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), e conta com a participação dos docentes Marcos Dorigão, do campus de Apucarana, Carlos Mosquera, do campus de Curitiba II, Sebastião Cavalcanti, Mônica Herek, e Camila Matos, do campus Paranaguá. Os/As estudantes participantes são em número de vinte, de diferentes campi, e vão realizar a vivência nos municípios de Morretes e Cerro azul.

Para a reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, “a participação da comunidade da Unespar nessa operação demonstra o nosso compromisso com formação dos/as estudantes e também com a inserção da Universidade nas comunidades com o objetivo de expandir ações extensionistas relevantes para o desenvolvimento social”.

Para a pró-reitora da Proec, professora Rosimeiri Darc Cardoso, “a proposta desta ação de extensão oferece às acadêmicas e aos acadêmicos a oportunidade de aprender e de vivenciar experiências enriquecedoras para sua formação. É o momento de trazer para a vida o que muitas vezes fica restrito à sala de aula, bem como de colocar em debate para reflexão, o que se percebeu na comunidade. Trata-se um aprendizado que transforma e que certamente impactará cada um/uma dos/as voluntários/as que se dispuseram a participar desta proposta importante para a cidadania”.