• Unespar participa da 1ª Conferência Científica da Universidade de Luanda na Angola
Geral, Extensão
A 1ª Conferência Científica , com o tema “Agir no Presente para Garantir uma Cultura de Investigação Científica e Inovação no Futuro”, realizada de 23 a 26 de maio, na Universidade de Luanda, em Angola, contou com a participação das representantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar): chefe de gabinete da Reitoria, Ivone Ceccato; Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da Unespar, Rosimeiri Darc Cardoso, e diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar, Nádia Moroz Luciani.
O convite foi feito pelo reitor, Alfredo Gabriel Buza, com o objetivo de estreitar os laços entre as duas instituições e consolidar as relações internacionais iniciadas a partir da realização do Seminário Internacional Conexões Sul-Sul, realizado pela Unespar, em Curitiba, em 2022.
As representantes da Unespar abriram as atividades das mesas redondas no dia 24 de maio, com três participações: A gestão de uma Universidade no Brasil e no Paraná, incluindo a estrutura administrativa da Unespar com seus 7 campi, Pró-reitorias e Conselhos Superiores, proferida por Ivone Ceccato; A Extensão Universitária na Unespar, projetos e atividades nesse setor e o processo de Curricularização da Extensão, proferida por Rosimeiri Darc Cardoso, e A Internacionalização na Unespar, projetos e atividades para alavancar o processo na universidade a nível internacional, com foco para as Cooperações Sul-Sul e o Convênio entre a Unespar e a UniLuanda, proferida por Nádia Moroz Luciani,. A mesa foi mediada pela docente Esperança Ferraz e teve a participação da pró-reitora para Cooperação, Intercâmbio e Parcerias da UniLuanda, Ilda Kussumua, com a fala “Perspectiva e Desafios da Internacionalização da UniLuanda”.
Paralelamente à Conferência, foi realizada a 1ª edição da Feira de Empreendedorismo, Inovação, Ciência e Tecnologia com exposição de projetos, trabalhos acadêmicos e produtos criados pelos estudantes dos diferentes institutos que compõem a UniLuanda, bem como uma exposição de artes, concursos e eventos associados. A comissão julgadora do concurso das propostas apresentadas foi composta por Rosimeiri e Nádia, e pelo professor Adolfo Oliveira da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento teve ainda uma feira gastronômica com produtos e pratos típicos da região, incluindo um projeto de empreendedorismo no ramo, que foi realizado por estudantes da UniLuanda.
Além das representantes da Unespar, ainda integravam o quadro de convidados internacionais, o professor Adolfo Oliveira Neto, da UFPA, o professor Martin Venter, da Universidade de Stellenbosch e o professor David Phabo, da Universidade Tecnológica da Península do Cabo, ambas na África do Sul.
O encontro foi muito rico pelas experiências acadêmicas e culturais compartilhadas, considerando ainda as visitas e reuniões de trabalhos que foram possíveis realizar nos intervalos entre as atividades previstas na conferência. Tais encontros visaram a continuidade dos projetos em parceria entre a Unespar e a UniLuada, já delineados e encaminhados em visitas prévias do reitor e da docente Juliana Canga, gestora do convênio por parte da UniLuanda.
A fala sobre extensão universitária da pró-reitora, Rosimeiri Darc Cardoso, ilustrada com exemplos de projetos sociais e de inovação desenvolvidos na Unespar, revelou-se inspiradora para o corpo docente e discente da UniLuanda, que manifestou o interesse em reproduzir algumas das experiências.
Na visita realizada às instalações da Faculdade de Artes da Universidade de Luanda (FArt), Nádia Luciani teve a oportunidade de conversar com parte do corpo docente e discente do curso de Teatro, compartilhar experiências quanto à reformulação do currículo dos cursos de licenciatura em Teatro e bacharelado em Artes Cênicas da Unespar, além de vislumbrar, junto aos/às presentes, algumas possibilidades de trabalhos e projetos em parceria.
No âmbito administrativo, foi possível detectar boas oportunidades de trocas e aprendizados mútuos relacionados à gestão acadêmica, registros informatizados e certificações, além do comprometimento do reitor da UniLuanda com a mobilidade discente (seleção por mérito em andamento), docente (4 professores já selecionados para programas de mestrado na Unespar) e de agente universitária (Sedulúria de Melo) responsável pelos registros e diplomas na UniLuanda.
Nadia também realizou uma reunião com os professores Yuri Agostinho e Rômulo Rosa, responsáveis pelo andamento de três importantes projetos em desenvolvimento entre as duas instituições: curso de especialização envolvendo e Unespar, a Administração Postal das Nações Unidas (UNPA) na América Latina,a UniLuanda e a UniLicungo na África; a seleção e mobilidade de docentes da UniLuanda para capacitação em dois dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Unespar e a mobilidade da professora Rosimari Brack, da Unespar, para ministrar a disciplina da Foniatria no curso de Música da UniLuanda.
A missão das representantes da Unespar, na Universidade de Luanda revelou grandes potencialidades de internacionalização, sobretudo no que tange à cooperação Sul-Sul, não apenas com a UniLuanda, mas também com as demais instituições presentes, que manifestaram interesse em novas parcerias e projetos de internacionalização.
A partir do contato presencial, deverá ser dado seguimento não apenas aos projetos já previstos ou em andamento entre as instituições, mas igualmente a novas proposições de parcerias em ensino, pesquisa e/ou extensão, por meio do intercâmbio virtual e presencial de estudantes, docentes e agentes, as quais seguem agora os trâmites formais e necessários para seus desenvolvimentos.