Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Unespar marca presença em evento estadual que renova compromisso com Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Geral

Entre os dias 23 e 24 de maio aconteceram alguns encontros entre o Governo do Estado e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de debater a mais recente missão internacional relacionada ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As reuniões contaram com participação de representantes dos 23 municípios que participam do projeto-piloto da iniciativa no Paraná, além de órgãos estaduais, federais e internacionais envolvidos com a iniciativa, que apresentaram suas ações e receberam feedbacks.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) também esteve presente no evento, por meio do coordenador da Agência de Inovação Tecnológica (Agitec), Sebastião Cavalcanti Neto e do Diretor de Avaliação Institucional e Desenvolvimento, da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), Adilson Anacleto. Sebastião destaca a oportunidade que tiveram em apresentar as ações desenvolvidas pela Unespar nos âmbitos “administrativos e também de ensino, pesquisa e extensão, para os membros da Missão OCDE no Paraná e dirigentes do governo do Estado, demonstrando as ações da Unespar relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destaca o professor Sebastião.

O Paraná é o primeiro e até agora único estado brasileiro, além do segundo da América Latina, a fazer parte do programa, em conjunto com outras nove regiões e cidades de outros países (Bonn-Alemanha, Córdoba-Argentina, Flandres-Bélgica, Kitakyushu-Japão, Kópavogur-Islândia, Moscou-Rússia, sul da Dinamarca e Viken-Noruega).

Missão OCDE

Nos dias 23 e 24 de maio, representantes do poder público, setor produtivo e acadêmico, sociedade civil e parceiros internacionais se dedicaram a compartilhar a avaliação preliminar e as recomendações da OCDE quanto à implementação dos ODS. Ao todo, são 17 objetivos, com 169 metas vinculadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU).

As metas incluem ações para a erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização.

Esta é a quarta missão da OCDE no Paraná, sendo a segunda de forma presencial, tendo em vista que duas ocorreram de maneira remota durante o período crítico da pandemia. Até o momento, já foram concluídas três etapas do programa, que resultou em relatórios da OCDE sobre os fortes do Estado em relação aos ODS.

A primeira fase teve como um dos resultados o relatório lançado em junho de 2021, contendo recomendações ao Governo do Estado para aceleração da implementação da Agenda 2030. Na segunda, 23 municípios paranaenses foram selecionados para integrarem o programa de abordagem territorial aos ODS, reforçando a colaboração entre Governo do Estado e prefeituras. A terceira envolveu a elaboração do kit de ferramentas para orientar os gestores de todos os níveis de governo sobre a implementação da agenda

Com base nas avaliações realizadas nos municípios paranaenses, a OCDE definiu sete recomendações ao Paraná. Alinhada às recomendações, o Estado aceitou a proposta da World Family Organization (WFO) para implantar, de forma piloto, a Universidade dos Prefeitos e Líderes Locais, cujo objetivo é a capacitação de lideranças municipais para estimular a aceleração dos mecanismos de implementação e acompanhamento local da Agenda.

Para mais informações acerca das reuniões, acesse o site da Agência Estadual de Notícias (AEN).

SITE DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS CLIQUE AQUI