Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Unespar é eleita para integrar Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná

Geral

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi eleita, no dia 3 julho, para integrar o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Estado do Paraná (CEDH/PR), na categoria de instituição de ensino superior, para o mandato de 2024 a 2026. Também foram eleitas para a mesma ocupação a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e o Centro Universitário Univel. Na ocasião também foram eleitas organizações da sociedade civil: Grupo Dignidade, Instituto Aurora e Ação Social Irmandade sem Fronteira.

A cerimônia de posse está prevista para acontecer no dia 26 de agosto, data em que serão nomeados 11 titulares e 11 suplentes, entre integrantes governamentais, universidades e organizações da sociedade civil, além de observadores do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa. Irão representar a Unespar como titulares, a pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Andrea Serio, e a diretora de Direitos Humanos (DDH), Juslaine Abreu-Nogueira.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES CLIQUE AQUI

O CEDH/PR foi instituído em fevereiro deste ano, por meio do decreto n° 4.923/2024, e tem como objetivo fortalecer e ampliar o monitoramento das políticas públicas de educação em direitos humanos. Por meio da iniciativa pretende-se efetivar tratados e demais compromissos nacionais e internacionais em articulação com o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH) e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, além de implementar o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos e constituir cursos, palestras e desenvolver materiais educativos na área.

DECRETO N° 4.923/2024 CLIQUE AQUI

Para a pró-reitora da Propedh, “a eleição da Unespar para integrar o CEDH/PR é o reconhecimento público do trabalho de docentes, discentes e agentes universitários(as) que integram os CEDH e seus Núcleos de Educação Especial Inclusiva (Nespi), de Educação para Relações Étnico-raciais (Nera) e de Educação para Relações de Gênero e Sexualidade (Nerg), na implementação das políticas institucionais de educação em direitos humanos, consolidando ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão que contribuem com o desenvolvimento dessa área nas diferentes regiões do Paraná”.

A reitora da Unespar, profª Salete Machado Sirino, enfatizou a importância do trabalho de educação em direitos humanos construído na Unespar, o qual foi intensificado nos últimos dois anos com a criação da Propedh, e destacou a relevância da eleição da Unespar para ocupar esse importante espaço de representação social junto ao CEDH/PR. “É uma honra para a Unespar contribuir com o desenvolvimento e acompanhamento de políticas estaduais de educação em direitos humanos e com a efetivação de práticas promotoras de justiça social. Nossa vocação, como instituição de ensino superior pública, é promover uma educação humanizada a fim de nos tornarmos uma sociedade menos desigual e mais inclusiva”, completou a reitora.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, cumprimentou a Unespar pela eleição no CEDH/PR e manifestou o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, o qual “vai reverberar para fora da Universidade nas políticas de educação em direitos humanos do Estado”.

O processo de candidatura e a sessão de eleição foram convocadas pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), por meio do edital público de chamamento 001/2024 SEJU/ESEDH, e contou com a presença de representantes de diversas instituições que apresentaram suas políticas e ações relativas à educação em direitos humanos realizadas nos últimos dois anos. A sessão de votação aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba, e adotou o sistema híbrido, permitindo ampla participação social. A pró-reitora da Propedh representou a Unespar durante o processo.

EDITAL PÚBLICO DE CHAMAMENTO CLIQUE AQUI