Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Unespar celebra formatura do Campus de União da Vitória

• Unespar celebra formatura do Campus de União da Vitória

Geral

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de União da Vitória, promoveu a cerimônia de formatura dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Matemática e Pedagogia, tendo colado grau 56 formandos(as).

A solenidade ocorreu no dia 26 de abril e reuniu diversas de autoridades, familiares, docentes, agentes universitários(as) e discentes da Unespar, além de amigos(as) dos formandos. A paraninfa foi a professora Sandra Salete de Camargo Silva, coordenadora do curso de Direito.

A mesa de autoridades foi composta pela Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), professora Andrea Lucia Sério Bertoldi, representando a Reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino; o Diretor Geral e a Vice-diretora do Campus de União da Vitória, professor Alcemar Rodrigues Martello e professora Kelen dos Santos Junges, respectivamente; o Pró-reitor de Gestão de Pessoas, agente universitário Valderlei Garcias Sanches; além das direções de centros de áreas e coordenações de curso.

As Secretárias de Educação dos municípios de União da Vitória, Elizabeth Melnyk de Castilho, e de Porto União, Silmara de Fátima Amarante Bueno, também participaram da cerimônia.

Segundo a professora Kelen dos Santos Junges, Vice-diretora do Campus, “a colação de grau é um momento precioso para o campus, o coroamento de todo o trabalho desenvolvido na formação de novos professores, durante quatro anos, que atuarão na área educacional em União da Vitória e em toda a região".

Para o Diretor do Campusprofessor Alcemar Rodrigues, a cerimônia de formatura “representa um ritual de passagem, que marca uma parte importante na vida das pessoas. Presenciar a realização de um curso universitário num país com tantas desigualdades demonstra a força do ensino público e gratuito. E esse é o papel da nossa Unespar".

Em sua fala, a pró-reitora Andréa Sério, abordou a colação de grau por meio de uma reflexão sobre “os sentimentos de alegria e responsabilidade”. Segundo a docente, o momento é de celebrar com alegria a conclusão de uma etapa, a vitória sobre as adversidades, o encontro com pessoas que chegam e despertam o gosto em continuar aprendendo “e o gosto para prosseguir para novas etapas de estudo, o gosto pelo viver aprendendo com e pelas experiências; o gosto pela descoberta de nós mesmos e do mundo”.

Andrea ressaltou ainda que é momento de celebrar com responsabilidade pela oportunidade, “Que sejamos ambíguos em alegria e responsabilidade para que possamos continuar nos provocando, nos inquietando, na complexidade que nos mantém em movimento insistente, de trabalho, de luta e de crítica, por um devir menos excludente em nosso país, para que a alegria nos seja plena, na medida em que for de todas as pessoas”, finalizou.

A Reitoria da Unespar parabeniza a todos(as) os(as) recém-formados(as) e deseja êxito nessa nova etapa da vida profissional.