• UNESPAR Campus de Paranavaí teve participação de destaque na primeira edição do FEMUP Jovem
Geral
A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) marcou presença na primeira edição do FEMUP Jovem, cuja abertura foi realizada na última quinta-feira (30/10), no Colégio Estadual Enira Ribeiro, em Paranavaí. O evento celebrou os 60 anos do Festival de Música e Poesia de Paranavaí (FEMUP), um dos mais tradicionais e duradouros festivais culturais do Brasil.
A professora Carolina Filipaki, representando o curso de Letras da UNESPAR, coordenou um projeto de extensão que envolveu acadêmicos e estudantes das escolas estaduais de Paranavaí na preparação para o festival. Por meio das oficinas de escrita literária e dramatização, realizadas nos colégios Enira Ribeiro e Sílvio Vidal, cerca de 400 alunos participaram ativamente das atividades, produzindo textos e performances apresentadas durante o evento.
“Nossos acadêmicos e os alunos das escolas estaduais estão fazendo história ao participarem da primeira edição de um festival já consolidado e reconhecido internacionalmente. Realizamos oficinas de escrita e dramatização com o objetivo de incentivar a produção textual e a expressão artística. Ficamos encantados com as criações resultantes dessas ações. Incentivar a arte é uma forma de transformar positivamente a sociedade e reduzir a violência, pois quem se expressa por meio das artes se torna mais sensível e receptivo”, destacou a professora Carolina.
A UNESPAR Campus de Paranavaí segue fortalecendo laços com a comunidade e incentivando a educação, a cultura e a arte que transformam vidas e constroem o futuro.
A abertura do FEMUP Jovem contou ainda com a presença do prefeito de Paranavaí, Maurício Gehlen, do secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Cultural, Rafael Torrente, e da vereadora e professora Ivany Gonçalves.
- O prefeito destacou a importância da iniciativa: “É um marco para Paranavaí e para as novas gerações que crescem com o incentivo à cultura.”
- Já o secretário Rafael Torrente lembrou o legado do FEMUP: “Poucos festivais brasileiros mantêm uma trajetória tão longa e consistente. Ver o FEMUP inspirar uma nova geração de artistas e escritores é motivo de grande orgulho.”
Vem ser UNESPAR!
