• Unespar Campus de Paranavaí marca presença no 43º SEURS em Lages (SC)
Geral, Pesquisa
Acadêmicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, participaram com destaque da 43ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), realizada entre os dias 22 e 25 de julho de 2025, na cidade de Lages, Santa Catarina. O evento foi promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (PROEX), em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).
As estudantes Andressa Bono Vicente, Marchi Cortesi, Camila Santos Magalhães, Fabiana de Souza Costa, Gabriela Alves de Andrade, Izabella Campos de Souza, Micaela do Carmo Canedo dos Santos e Thalita dos Santos Souza, integrantes de projetos de extensão coordenados por docentes da Unespar, apresentaram seus trabalhos durante o evento, representando o campus de Paranavaí e o compromisso institucional com ações de impacto social, cultural e educativo.
Com o tema “Extensão e justiça socioambiental na transformação dos territórios”, o SEURS 2025 teve como foco principal a reflexão sobre o papel das práticas extensionistas frente às grandes crises globais identificadas pela The Lancet Commission on Obesity (2019): desnutrição, obesidade e mudanças climáticas, uma sindemia que evidencia as conexões entre saúde, ambiente e desigualdade social.
As atividades aconteceram no Centro Serra – Centro de Convenções de Lages e nos prédios dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do CAV/UDESC, reunindo centenas de extensionistas das instituições públicas de ensino superior do sul do Brasil. O evento contou com tertúlias, apresentação de pôsteres, oficinas, conferências, mesas-redondas e atividades culturais, fortalecendo os vínculos entre universidade e sociedade.
A participação das estudantes da Unespar no SEURS 43 reafirma a relevância da extensão universitária como promotora de justiça social e ambiental, além de consolidar o compromisso da universidade pública com a formação cidadã, crítica e transformadora de seus acadêmicos.
A oportunidade de apresentar os projetos em um evento de abrangência regional possibilitou trocas ricas de experiências, visibilidade às ações desenvolvidas no campus de Paranavaí e o reconhecimento do papel da juventude universitária na construção de um futuro mais justo e sustentável.