Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Relações étnico raciais são tema de projeto de pesquisa da Unespar

• Relações étnico raciais são tema de projeto de pesquisa da Unespar

Geral, Pesquisa

Você sabia que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem um projeto de pesquisa que trabalha a educação para as relações étnico raciais, de acordo com a legislação em vigor?

É o projeto desenvolvido pela professora Ana Lúcia Vasquez, do campus de Curitiba I/Embap, denominado "A presença das relações raciais (e do racismo científico) nas produções literárias e científicas do início do século XX no Brasil, cientistas e escritores brasileiros e as ideias de raça, mestiçagem e branqueamento da população”.

Segundo a professora, o projeto nasceu por causa do interesse dela pelo assunto e pelo fato de trabalhar com uma disciplina de Estudos Culturais.

O projeto está em andamento há cerca de dois anos. A primeira fase, de investigação sobre a presença das relações raciais na produção científica, resultou em um artigo “que ainda não foi publicado”, explica Ana Lúcia.

A segunda fase prevê trabalhar as relações raciais na literatura brasileira do início do século XX. “Essa fase está em processo de seleção de autores e obras, o que significa que estou lendo alguns autores, para definir com quais eu efetivamente, pretendo trabalhar”, esclarece.

A partir da seleção dos autores, Ana Lucia revela que iniciará uma outra fase, na qual esses autores e obras serão pensados a partir do entrelaçamento de suas obras com as discussões suscitadas pela questão racial, “em um país em que a escravidão ainda era muito recente e suas consequências eram muito visíveis, especialmente no que dizia respeito às condições de vida e trabalho da população afrodescendente.”

O projeto de pesquisa é recente, mas a professora já conseguiu colher resultados satisfatórios. Por enquanto, o projeto de pesquisa desenvolvido por Ana Lucia, não envolve estudantes, mas a professora esclarece que “caso alguém queira desenvolver uma pesquisa que dialogue com a minha, será sempre bem-vindo/a”, basta entrar em contato pelo e-mail ana.vasquez@ies.unespar.edu.br.