Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Proplan elabora questionário sobre Plano de Gestão de Logística Sustentável

• Proplan elabora questionário sobre Plano de Gestão de Logística Sustentável

A Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) disponibilizou um questionário para agentes e professores preencherem, até o dia 20 de setembro, com informações acerca da estrutura logística e sustentável de seus ambientes de trabalho. A ação faz parte da segunda etapa do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

FORMULÁRIO AGENTES

FORMULÁRIO PROFESSORES

O formulário tem como objetivo coletar dados para gerar um diagnóstico sobre a atual situação da Unespar em relação ao cumprimento dos seguintes eixos:

• Planejamento e Coordenação
  • Uso racional dos recursos naturais e bens públicos;
  • Gestão adequada dos resíduos;
  • Licitações sustentáveis.
  • Ecoeficiência;
  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Educação para a sustentabilidade;
  • Sensibilização e capacitação da comunidade interna e externa.

O PLS está classificado como uma ferramenta de gestão. Sua elaboração ocorre por meio da Instrução Normativa nº 10, de 12/11/2012, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que estabelece regras para a implantação de planos específicos que considerem, em seus procedimentos internos, a logística sustentável em todas as áreas da gestão das instituições. O documento também está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas (ONU).

INSTRUÇÃO NORMATIVA MPOG CLIQUE AQUI

ODS DA AGENDA 2030 CLIQUE AQUI

As Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) possuem sistema próprio de autorregulação e gestão institucional, deliberada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), mas os modelos adotados estão semelhantes aos das Universidades Federais. O Plano Institucional de Desenvolvimento (PDI) 2023-2027 da Unespar exige a elaboração de um novo processo colaborativo, participativo e coletivo, envolvendo docentes, discentes, agentes e a comunidade externa na proposição de uma nova ferramenta de gestão que também atenda as demandas da sociedade.

PDI 2023-2027 CLIQUE AQUI