Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Projeto de Extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) - Unespar Paranavaí: Promovendo Cidadania Fiscal, Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico

Geral, Extensão

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí, tem o orgulho de apresentar o Projeto de Extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), coordenado pelo Professor Dr. Marcos Paulo Rodrigues de Souza, do colegiado de Ciências Contábeis. Este projeto tem como objetivo principal a promoção da cidadania fiscal, inclusão social e o desenvolvimento econômico local, oferecendo serviços de suporte contábil e fiscal para micro e pequenos empresários, produtores rurais, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas de baixa renda.

Equipe do Projeto
O projeto é conduzido por uma equipe de quatro bolsistas do curso de Ciências Contábeis:

Vinicio Lopes Teixeira - 1º Ano
Amanda de Souza Panussi - 3º Ano
Talita Gabriele Vidotto da Silva - 3º Ano
Camila Fernandes Salvador - 2º Ano
Esses estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações reais, oferecendo um impacto direto e positivo à comunidade de Paranavaí e região.

Parcerias e Cooperações Técnicas
O NAF é financiado pelo Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da Itaipu Binacional. Além disso, o projeto contará em breve com a Cooperação Técnica da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), representada pela Delegacia da Receita Federal em Maringá/PR, o que integrará o NAF da Unespar à Rede NAF. Esta rede nacional visa ampliar o apoio fiscal e contábil a pequenos empreendedores e cidadãos, fortalecendo ainda mais o impacto do projeto.

Colaboração com Entidades Locais
O NAF também contará com a colaboração de importantes entidades, como a Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Paranavaí, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), entre outras organizações locais e regionais que contribuirão para o fortalecimento e sustentabilidade do projeto.

Impactos e Objetivos
O NAF tem como meta capacitar os estudantes de Ciências Contábeis da Unespar em práticas contábeis e fiscais reais, oferecendo uma experiência prática única e de grande valor acadêmico. Além disso, o projeto visa apoiar pequenos empreendedores e trabalhadores locais na regularização fiscal e no fortalecimento de seus negócios, ajudando-os a superar desafios financeiros e administrativos.

Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O projeto está alinhado com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo:

ODS 1: Erradicação da Pobreza
ODS 4: Educação de Qualidade
ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 10: Redução das Desigualdades
ODS 17: Parcerias para a Implementação
Esses objetivos reforçam o compromisso do NAF em promover um desenvolvimento social e econômico sustentável na região de Paranavaí.

Oportunidades para os Estudantes
Para os estudantes de Ciências Contábeis da Unespar, o NAF oferece uma oportunidade única de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula em situações reais, desenvolvendo habilidades profissionais essenciais e aumentando suas chances de empregabilidade. Além disso, eles têm a chance de contribuir diretamente para a melhoria da comunidade local, atuando como agentes de transformação social.

O NAF da Unespar é um exemplo de como o ensino, a pesquisa e a extensão podem caminhar juntos para promover uma sociedade mais justa, equitativa e economicamente estável. O NAF espera promover a formalização de pequenos negócios e melhorar a gestão financeira de seus beneficiários.

Ao proporcionar formação prática de excelência para os futuros contadores e contribuir para o desenvolvimento social da região, o NAF reafirma o compromisso da Unespar com a comunidade de Paranavaí, unindo educação, cidadania e responsabilidade social em prol do crescimento sustentável e da inclusão social.