Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Prograd e coordenação institucional do PIBID reúnem docentes e colegiados para as primeiras instruções sobre o Programa Pibid Unespar/2024

• Prograd e coordenação institucional do PIBID reúnem docentes e colegiados para as primeiras instruções sobre o Programa Pibid Unespar/2024

Geral

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes lançou recentemente o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid (Edital CAPES nº 10/2024) que terá início em 2024. Ainda no mês de abril, a equipe da Diretoria de Projetos e Programas - DPP/PROGRAD havia encaminhado aos colegiados dos cursos de licenciatura da Unespar uma sondagem de interesses em participar dessa edição do Programa.

No dia 10, segunda feira, a DPP e a Coordenação Institucional de PIBID (Resolução CEPE Nº 019/2024) reuniram docentes e colegiados interessados para fazer as primeiras orientações sobre os novos aspectos do PIBID expressos no edital da Capes, como os critérios para definição das Coordenações de Área, caracterização dos Subprojetos a serem propostos, cronograma de encaminhamento dos Subprojetos e aspectos do Edital Pibid Unespar que será lançado nos próximos dias.

A professora Ana Carolina Krawczyk, de União da Vitória, Coordenadora Institucional e a professora Josiane Figueiredo, do campus de Paranaguá, Gestora de Processos Educacionais apresentaram as novas características dessa edição do Pibid e responderam os questionamentos dos mais de 80 docentes presentes. Na oportunidade, as professoras também destacaram a importância de a Unespar ter aprovado suas políticas de formação de professoras e professores (Resolução CEPE 019/2024), pois agora serão relevantes para a comprovação de documentos, bem como na construção da proposta de Projeto Institucional a ser apresentada à Capes no PIBID 2024.

A Pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Marlete Schaffrath, presente no encontro, destacou a importância do programa para a Unespar que, na última edição, ficou muito bem colocada no ranking nacional de Projetos Institucionais aprovados, e o quanto as atividades de iniciação à docência fortalecem nossos cursos, estimulam nossos graduandos e contribuem com as atividades pedagógicas nas escolas.