• PET Plantas Medicinais promove ação de troca sustentável na Tenda Cultural
Geral, Extensão
Nos dias 08 e 09 de abril, durante os intervalos das aulas, o Programa de Educação Tutorial (PET) Plantas Medicinais da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí, realizou uma ação de extensão na Tenda Cultural, envolvendo estudantes e a comunidade acadêmica.
A atividade intitulada “Troque sua garrafa PET ou muda por uma preparação natural” foi conduzida pela professora Franciele Zanardo, com o apoio dos alunos integrantes do PET.
Durante a ação, os participantes puderam trocar garrafas PET ou mudas de plantas por duas opções: alcoolatura de alecrim ou um saquinho de temperos naturais. A alcoolatura, segundo a professora, pode ser utilizada para auxiliar no alívio de dores musculares e possui ação anti-inflamatória.
Já a opção de temperos foi pensada como alternativa para reduzir o consumo de sal na alimentação, sendo composta por ervas como alecrim, manjericão, orégano e salsinha desidratada, combinadas com uma pequena quantidade de sal.
O objetivo da ação foi arrecadar garrafas PET para a organização de hortas medicinais verticais em escolas e entidades assistenciais. A partir dessa iniciativa, o projeto também promove atividades educativas voltadas à preservação do meio ambiente e à promoção da saúde.
A iniciativa promoveu práticas sustentáveis e hábitos mais saudáveis, aliando conscientização ambiental ao uso correto de plantas medicinais. A ação integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão do PET, reforçando o compromisso com a formação acadêmica e o impacto na comunidade.
