Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Paraná Faz Ciência: Unespar presente

• Paraná Faz Ciência: Unespar presente

Geral

Nos dias 07 a 11 de outubro, a Universidade Estadual de Maringá recebeu o Paraná Faz Ciência, que é um programa do governo do Estado com vistas à divulgação do que é produzido em termos de tecnologia e inovação pelas diferentes instituições do estado. Em sua 4ª edição, o tema do evento é “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade” e está ligado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), cujas comemorações do mês da Ciência, ocorrem em outubro de cada ano, desde 2004.

Simultaneamente ao evento do Paraná Faz Ciência, ocorreram o Encontro Anual de Iniciação Científica – EAIC e EAIC-Jr; o Encontro Anual de Extensão Universitária – EAEX; e a Mostra de Profissões. O evento contou com a parceria das escolas das redes estadual, municipal e privada, que visitaram os estandes e puderam conhecer muito de perto o que as universidades e outros institutos realizam.

A Unespar esteve representada na solenidade de abertura pelo Vice-Reitor, Professor Edmar Bonfim de Oliveira, e nos dias seguintes estiveram presentes o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Professor Carlos Alexandre Molena Fernandes, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Professora Rosimeiri Darc Cardoso, a Diretora de Cultura, Professora Márcia Cristina Dall’Oglio de Moraes, o Diretor de Programas e Projetos de Extensão, Professor Sérgio Carrazedo Dantas, o Chefe da Divisão de Extensão, Professor Cleber Broietti.

Os projetos expostos no estande da Unespar, dos campi de União da Vitória, Paranavaí e Apucarana, chamaram a atenção dos visitantes. Os estudantes foram desafiados pelos jogos produzidos pela Impressora 3D, bem como pela demonstração da proposta de automação residencial, apresentada pelos estudantes de Ciência da Computação. Também ficaram curiosos com as demonstrações feitas pelos estudantes de Educação Física e de Enfermagem do Campus de Paranavaí.

Além dos projetos em exposição no estande, a Unespar participou das atividades culturais, trazendo seis atividades culturais, de teatro, dança, performance, artes visuais, apresentadas em espaço preparado para isso. Também ocorreu a reunião com os dirigentes da Cultura nas universidades que discutiram importantes temas para o fomento das ações culturais.

No dia 09/10, a mesa “Extensão Curricular: desafios e Perspectivas”, com a presença dos Pró-Reitores de Extensão das Universidades Estaduais, que relataram a evolução da inserção curricular nos cursos de graduação em suas instituições. À tarde, no mesmo dia, houve uma reunião com o Diretor de Ensino Superior para tratar de ações necessárias para a extensão e a curricularização da extensão, tendo em vista a necessidade de atender demandas diversas no processo de curricularização da extensão.

Para a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, “o evento foi um sucesso e demonstrou claramente que os projetos expostos revelam a qualidade das atividades desenvolvidas nas instituições, bem como revelam a percepção dos acadêmicos que se entusiasmaram ao explicar para o público visitante seus projetos e os resultados obtidos em seu desenvolvimento”.

Foram cinco dias vivenciando a ciência, a tecnologia e a inovação, assim como a Arte e a Cultura, elementos essenciais para formação integral de todos os estudantes.