• O QUE REPRESENTA O 20 DE NOVEMBRO? O 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, vai além de reconhecer a influência e a contribuição da cultura africana na formação do Brasil.
Geral
Este mês nos convida a lembrar que homens e mulheres negras foram – e continuam sendo – trabalhadores fundamentais na construção da riqueza e da potência do nosso país.
Durante mais de 350 anos de escravização, e mesmo após a abolição, a população negra enfrenta desafios profundos para viver com dignidade e garantir futuros mais justos para as próximas gerações.
A data, uma conquista histórica dos movimentos negros, foi oficializada em respeito aos princípios de dignidade e igualdade que fundamentam os Direitos Humanos.
Ela nos oferece uma oportunidade essencial: fortalecer a luta contra todas as formas de racismo e reafirmar a importância de políticas reparatórias que promovam justiça social.
Entre essas políticas, destaca-se a ampliação do acesso e da permanência de pessoas negras na universidade pública, gratuita e de qualidade — um direito fundamental para a construção de um Brasil mais inclusivo e democrático.
O 20 de Novembro é, portanto, um chamado à memória, à responsabilidade e ao compromisso coletivo com a transformação.
