• Fórum inicia discussão para definir políticas de formação de docentes
Geral, Ensino
Realizado nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório Mario Schoemberger, no campus de Curitiba I/Embap, o Fórum de Licenciaturas 2023, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), organizado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), em parceria com as coordenações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica (RP) e com apoio do Comitê Institucional de Acompanhamento das Políticas de Formação de Professores para a Educação Básica, da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e da reitoria da Unespar.
O evento contou com mais de 250 inscritos, entre docentes, estudantes, representantes do movimento estudantil, gestores dos 38 cursos de licenciatura da Unespar, representantes da APP Sindicato, da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e de professores da educação básica de vários municípios.
Compareceram, ainda, na abertura, direções e vice-direções de campus, direções de centros de áreas de todos os campi, chefias de divisões de graduação, coordenações de cursos, docentes, estudantes, as(os) pró-reitores(as) das sete pró-reitorias, reitora da Unespar, Salete Machado Sirino e o vice-reitor, Edmar Bonfim Oliveira.
Essa foi a primeira reunião do Fórum que teve por objetivo discutir o tema “Políticas de Formação de Professoras e Professores para a Educação Básica”.
O Fórum atende às metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 da Unespar, de fortalecer a formação inicial e continuada de professores/as da educação básica.
Durante os dois dias, os presentes participaram dos diálogos promovidos pela APP Sindicato e ANFOPE, que trouxeram perspectivas críticas sobre políticas de Estado para a Educação Básica. O ponto alto foi a dinâmica de discussão, em grupos heterogêneos, para a construção coletiva do texto das Políticas de Formação de Professoras e Professores para a Educação Básica da Unespar.
A importância de discutir uma política de formação para os professores da educação básica ficou explícita durante as falas dos componentes da mesa de abertura. O tom girou em torno de agradecimento à organização, pelo apoio recebido de toda a comunidade e pelo interesse em participarem da discussão.
A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, na abertura do evento, destacou a importância dessa ação, que estava prevista no PDI 2018-2022 e que permanece como um compromisso previsto também no PDI 2023-2027, dada a relevância de sua construção coletiva, no decorrer de 2022, quando foi aprovado pelo Conselho Universitário (COU), da Universidade.
“Dentre os mais de 70 cursos de graduação, contamos com 38 cursos de licenciatura, o que torna nossa Universidade a principal formadora de professoras e professores para a rede estadual de ensino”, assegura a reitora ressaltando que a Unespar é a terceira maior instituição Estadual de Ensino Superior (IEES), com mais de 10 mil estudantes, “o que nos impulsiona a organizar o pensar político para a formação de professores”, finaliza.
Em sua fala, a reitora também expressou o reconhecimento ao trabalho da equipe da Diretoria de Projetos e Programas da Prograd e às(aos) coordenadoras(es) de projetos de Pibid e RP, destacando o crescimento expressivo em número de bolsas para os estudantes da IEES, que hoje conta com 552 estudantes bolsistas Pibid e 315 estudantes bolsistas RP.
Para a pró-reitora da prograd, Marlete Schaffrath, a ampla participação de todos os cursos e diversos segmentos da comunidade acadêmica indica que “a Unespar diz ‘sim’ para os processos de construção coletiva de nossos projetos educativos”. A pró-reitora também agradeceu “o apoio de cada pessoa que contribuiu para esse importante evento e reconheço a dedicação e a responsabilidade de docentes, estudantes e agentes que comprometeram suas melhores intenções a serviço do compromisso político e da qualidade do ensino que a Unespar oferece”.
A coordenadora do evento e diretora de Projetos e Programas, Maria Ivete Basniak, explica que as contribuições de cada grupo de trabalho constituído no Fórum se somarão àquelas que os colegiados já haviam enviado para a Prograd para a constituição da minuta de texto das políticas. “O Comitê vai agora processar os textos construídos no coletivo e reorganizar a proposta para finalização no segundo encontro do Fórum que ocorrerá em março de 2024”, explica.