Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Estudo embasa distribuição de vagas para docentes efetivos

• Estudo embasa distribuição de vagas para docentes efetivos

Geral, Ensino

Dentre as muitas dificuldades que a universidade enfrenta, está a falta de pessoal, tanto de agentes universitários quanto de docentes. Contudo, para além da necessidade de ampliar o quadro de servidores e servidoras, é preciso analisar cuidadosamente as dificuldades geradas pela carência de contratações ao longo dos anos, entendendo as situações mais graves para, então, supri-las, considerando os princípios de equidade, isonomia e transparência. Essa tem sido a diretriz para a distribuição de vagas tanto para agentes quanto para docentes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Em relação aos docentes efetivos, a reitoria tem estudado estratégias que possam atender prioritariamente as áreas mais deficitárias sem se descuidar de outras que precisam ser notadas. Para isso, o ponto de partida foi a análise do quadro efetivo de professores em 2013, ano em que as sete faculdades passaram a compor a Unespar, e as possibilidades de contratação de novos docentes a partir da publicação da Portaria nº 55/2022 – SETI.

A Unespar conta atualmente com 75 cursos de graduação e 13 programas de pós-graduação em sete campi, totalizando 8.980 estudantes matriculados. Este quantitativo de cursos e programas de pós-graduação apresenta demandas de contratação docente para reposição e renovação dos seus quadros, tanto para suprir as necessidades de professores efetivos quanto para ampliação da pesquisa e da extensão nas diferentes áreas. O quadro a seguir demonstra um panorama da oferta de cursos e programas de pós-graduação em cada um dos campi da Unespar.

Dados - Graduação e Pós-graduação

TOTAL ***

8.561

8.980

*O campus de Paranavaí tem três cursos tecnólogos na extensão de Loanda. O curso de Educação Física possui os graus de licenciatura e bacharelado, sendo que o estudante, a partir do 3° ano, opta pelo grau em que irá concluir sua formação.
** A APMG possui dois cursos academicamente vinculados à Unespar que não constam desta tabela por não haver vinculação de estrutura docente e processo de ingresso.