Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Escolas de ensino básico podem inscrever Clubes de Ciências em novo edital do estado

Geral

O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Educação (Seed), lançou a Rede Clubes de Ciência. A iniciativa é um dos projetos do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Paraná Faz Ciência e pretende estimular e gerar entusiasmo pela ciência e a inovação em estudantes de instituições de ensino da educação básica. As atividades serão desenvolvidas por universidades públicas do estado do Paraná, por meio da iniciação científica.

Para que o Clube de Ciências esteja presente nas escolas, é necessário que o representante legal da instituição preencha o formulário disponível abaixo, entre os dias 22 de julho e 9 de agosto, com as informações exigidas pelo edital e anexe um documento com informações sobre o projeto que gostariam de implementar ou dar continuidade.

FORMULÁRIO CLIQUE AQUI

EDITAL CLIQUE AQUI

Ao todos, estão sendo disponibilizadas até 200 vagas para Clube de Ciências, divididas da seguinte maneira: 100 escolas de tempo integral em que o projeto deve se integrar à matriz curricular, em um total de 2h semanais; as outras 100 escolas selecionadas serão as que adotam os clubes em contraturno e, neste caso, a dedicação esperada é de 3h semanais. Confira a quantidade de Clubes previstos por NRE:

NRENúmero de clubes previstos
Umuarama 6
União da Vitória 4
Wenceslau Braz 3

Cada Clube receberá até R$ 20 mil para custear materiais de consumo ou contratação de serviços de terceiros para o desenvolvimento dos projetos.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) amparará as escolas vinculadas aos NREs de Loanda, Paranaguá, Paranavaí, e, participará junto à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dos Clubes vinculados a União da Vitória.

Conforme dados disponibilizados pelo Governo do Estado, o projeto terá um investimento de R$ 23,5 milhões. O modelo foi inspirado na Rede Ciência Viva de Portugal, que atualmente envolve cerca de 900 clubes e mais de 700 mil estudantes organizados em uma rede nacional.

Para mais informações sobre a Rede Clubes de Ciência, leia o edital ou acesse os site paranafazciencia.uvpr.pr.gov.br/clubes-de-ciencias/.