Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Curricularização da extensão reúne Proec e docentes do campus de Curitiba I

• Curricularização da extensão reúne Proec e docentes do campus de Curitiba I

Geral, Extensão

A Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), se encontrou, no último dia 26, com professores, coordenadores, diretores de centros de área e agentes universitários do campus de Curitiba I para mais uma rodada de conversas sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação.

A reunião teve por objetivo identificar as dificuldades encontradas na realização das Ações de Curricularização de Extensão e Cultura (Acec), com vistas a ajustes necessários para que essas atividades possam cumprir seus propósitos. A implementação das Acec é algo novo e em construção, exigindo atenção de professores e coordenadores, atentos à formação dos estudantes.

Para Darc, “o diálogo sobre a curricularização, o processo de se autoavaliar e a disposição em ouvir sugestões dos pares é importante não só para socialização das experiências, como também contribui para a reflexão crítica necessária do que estamos considerando como extensão. Trata-se de um processo novo, cujo aprendizado se dá pela prática, momento em que torna evidente as dificuldades e desencontros que precisam ser avaliados e corrigidos”, explica.

Dessa forma, ouvir os envolvidos nas Acec atende ao previsto na Resolução CNE/CES 07/2018, que prevê a autoavaliação do processo, a fim de que a extensão possa proporcionar ao estudante a oportunidade de vivenciar sua formação profissional não só no período de estágio, mas em diferentes momentos do curso.

Entre as questões debatidas no campus de Curitiba I, a mais premente dizia respeito à execução das propostas, incluindo os horários de desenvolvimento dos projetos, bem como a participação da sociedade nas ações previstas. Nesta reflexão, emergiu a possibilidade de um diálogo maior com associações, ONGs e instituições parceiras, considerando que são essas que podem indicar de que forma a universidade interage dialogicamente, gerando novos conhecimentos.

Ao final do encontro, a pró-reitora ainda se colocou à disposição para atender individualmente cursos que precisassem tirar dúvidas mais pontuais sobre o processo de inserção da extensão.