Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Curricularização da extensão pauta encontro da Proec com docentes em Campo Mourão

Docentes em geral, coordenadores de curso, de Ações de Curricularização da Extensão e Cultura (Acec) e diretores de centros de área do campus de Campo Mourão receberam, no último dia 5, a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, para discutir a curricularização da extensão na graduação.

Contando com as presenças de João Marcos Avelar, Ceres Ribas e Sérgio Maybuk, respectivamente diretor, vice, e chefe da Divisão de Extensão e Cultura (DEC) do campus, além da coordenadora do Programa Sou + Unespar, Patrícia Cunha, o encontro destacou a importância do processo de curricularização da extensão para a formação discente, ressaltando a função da autoavaliação no processo de inserção das ações extensionistas nos cursos de graduação.

As questões trazidas por professores durante a reunião indicaram a diversidade de práticas desenvolvidas pelos cursos, bem como sinalizaram para a necessidade de trocas de experiências entre cursos de mesmo campus, assim como entre os campi. O momento de reflexão, possibilitado pelas ações de extensão realizadas por praticamente todos os cursos em 2023, atestou a maturidade para observação de práticas e desenvolvimento de estratégias voltadas a uma maior articulação de ações em favor da comunidade externa a fim de melhorar, a cada vez mais, os procedimentos extensionistas realizados.

A pró-reitora afirmou que os campi “são os espaços de realização das ações propostas, razão pela qual o diálogo e a reflexão conjunta tornam-se fundamentais. Quanto à realização das Acec, sabemos que o processo é novo e estamos trabalhando para que seja fortalecido a cada ano, movimentando os campi e a comunidade onde se encontram. A Universidade tem muito a oferecer, assim como tem muito a aprender neste diálogo com a comunidade externa”.

Além das questões de curricularização da extensão, foram levadas aos presentes, por Cunha, propostas do Programa Sou + Unespar já aprovadas pelo Conselho de Ensino e Extensão (Cepe) para o ano de 2024. Além dos Aulões de Revisão para o Enem/Vestibular da Unespar e a Mostra de Profissões, dois novos projetos foram aprovados: + Unespar na Escola e + Unespar Cast, estruturados para vigência nas escolas durante todo o ano.

O objetivo do Sou + Unespar, além de promover a divulgação e o fortalecimento da imagem da instituição, é aproximar o estudante da Universidade, levando-o a pensar sobre sua carreira, esclarecer dúvidas recorrentes sobre a vida acadêmica, compartilhar vivências e experiências de vida, além de possibilitar o desenvolvimento de oficinas e rodas de conversa que sejam do interesse dos alunos.

O discurso da pró-reitora foi reforçado, na prática, por evento realizado no período da noite, nos mesmos dia e campus do encontro, intitulado “Projetos de Extensão do Programa Universidade Sem Fronteiras: disseminação do conhecimento no âmbito da Unespar”. A ação, organizada pela professora Sandra Garcia Neves, contou com a apresentação, feita por bolsistas, dos resultados parciais dos projetos “Agroecologia familiar: aproximando produtores e consumidores”, coordenado pelo professor Jorge Leandro Delconte Ferreira; “Projeto Sanear”, sob coordenação do docente Jefferson Crispim; “Pedagogia e psicologia hospitalar: a efetivação do direito ao atendimento educacional de crianças e adolescentes hospitalizados na Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão”, coordenado pela organizadora do evento, e ainda “Temas sensíveis e controversos em sala de aula: práticas formativas na educação básica sobre direitos humanos e reparação histórica”, sob a coordenação da professora Cyntia Simioni França.