Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Colegiado de História da UNESPAR Campus de Paranavaí, realizará evento nos dias 10 e 17 de agosto de 2024

Geral, Ensino

Carinhosamente chamada de AVP por Vinícios de Moraes, Álvaro Borges Vieira Pinto nasceu em Campos [RJ] em 11 de novembro de 1909. Formado em Medicina em 1932 pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Como profissional, formou-se também em Física e Matemática, mas se destacou como filósofo. Homem de ação política-intelectual, se notabilizou por sua posição materialista e dialética na interpretação da realidade nacional, cuja intelectualidade emprestou na defesa de um desenvolvimento nacional com autonomia para formar o Brasil soberano. A centralidade de seus estudos se processa sobre o conceito de “trabalho”, cuja base emana a educação, cultura, ciência, técnica, tecnologia etc. Nele, o homem se hominiza/humaniza em seu processo “evolutivo” humano-social. Na produção da vida material, o homem cria cultura e, com ela, as formas de desenvolvimento social-humano de forma coetânea à sua existência. AVP faleceu no Rio de Janeiro em 11 de junho de 1987.

Inscreva-se e participe: https://forms.gle/i3W8GraiAGzkvWQN9