Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • CEDM cria GT com docente da Unespar para discutir mulheres em contextos religiosos

Geral

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) organizou, ontem (30), em reunião remota, um Grupo de Trabalho (GT) para discutir o papel das mulheres em contextos religiosos, com a participação de Maria Inez Barboza, professora do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e representante da instituição no CEDM.

Uma das líderes do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas da Unespar, Barboza afirmou que o GT pretende pensar e fazer propostas que alcancem lideranças e mulheres em diferentes ambientes religiosos no estado.

Segundo a docente, a formação do GT “tem grande relevância, pois pretende agregar lideranças de diferentes religiões, com ênfase nas de matriz afro-brasileira”. Principalmente porque essa violência “acontece também nos contextos religiosos, permeados pela cultura do patriarcado”, explicou.

Barboza ainda lembrou que existe grande preocupação com a questão no Paraná, segundo estado onde as mulheres mais sofrem violência no país, de acordo com o relatório 2023 do Atlas da Violência do Fórum de Segurança Pública e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).