• Acaêmicos do curso de Pedagogia realizaram Aulas de Estudo de Campo
Sexta e sábado, respectivos dias 30 e 31 de agosto, foram dias de aulas de estudo de campo no Projeto de Ensino Interdisciplinar em Sociologia da Educação e Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ministradas pelo Professor Doutor Elias Canuto Brandão, do Colegiado de Pedagogia, na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes e Colégio Estadual Centrão no Assentamento Pontal do Tigre, em Querência do Norte, e nas escolas Itinerantes Herdeiros da Luta e Semeando Saber, nas áreas ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Porecatu e Florestópolis. Foram dois dias de aprendizagem com as acadêmicas e o acadêmico do 4° ano de Pedagogia das turmas da manhã e noite.
No Assentamento Pontal do Tigre, foram recepcionados pelos organizadores das escolas, com alimentação e formação, tiveram aulas sobre as propostas pedagógicas, a quantidade de estudantes, a metodologia, a história do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e das ocupações e sobre o analfabetismo e diminuição do número de estudantes nos últimos anos, finalizando as aulas conhecendo uma horta ecológica e a produção de arroz no banhado totalmente ecológico em dois lotes, finalizando com a visita ao Rio Paraná.
Nos acampamentos de Porecatu e Florestópolis, conheceu-se as escolas itinerantes, as propostas pedagógicas utilizadas a partir dos ciclos de formação humana, onde a nota não é utilizada como parâmetro de aprovação ou reprovação e os educadores das áreas ocupadas ou do Estado vão além do que os livros oferecem, ou seja, incluem no processo da aprendizagem a terra, a horta, o gado, os porcos, os frangos, a produção e a comercialização, enriquecendo o conhecimento das crianças e jovens nas diferentes áreas de conhecimento. Conheceu-se também o acampamento e a organização dos acampados, tendo uma vista panorâmica da represa da Usina Capivara, no Rio Paranapanema.
O estudo ocorreu por meio de rodas de conversa e prosas coordenadas pelas diretoras, coordenadoras pedagógicas e educadoras, enriquecidas com o conhecimento das estruturas das escolas, colégio e acampamentos.