• Alunos do Curso de Letras da UNESPAR Campus de Paranavaí que são bolsistas do PIBID falam sobre a força literária e cultural indígena nas escolas
Geral, Extensão, Pesquisa
Alunos do Curso de Letras da UNESPAR Campus de Paranavaí que são bolsistas do PIBID falam sobre a força literária e cultural indígena nas escolas
No dia 6 de outubro, a escritora, poeta e ativista indígena Márcia Wayna Kambeba visitou as escolas estaduais Bento Munhoz da Rocha, Colégio Estadual de Paranavaí e Dr. Marins Alves de Camargo
A ação foi promovida pela UNESPAR Campus de Paranavaí, por meio do Curso de Letras, levando poesia, cultura e muita reflexão às salas de aula.
Durante as visitas, Márcia declamou poemas, cantou em tupi e português, conversou com os alunos e falou sobre a força da literatura e da cultura indígena como instrumentos de transformação social e educacional.
As turmas já vinham estudando sua obra “Ay Kakyri Tama (Eu moro na cidade)”, em sequências didáticas elaboradas pelos pibidianos, e receberam a autora com entusiasmo e emoção!
“Foi um momento muito especial – ver os alunos se reconhecendo na literatura e percebendo a força da palavra indígena como forma de resistência cultural e política.”
A presença da escritora reforçou o compromisso da UNESPAR com uma educação decolonial, plural e inclusiva, que valoriza a diversidade e o diálogo entre saberes.
