Você está aqui: Página Inicial > NOTICIAS > Lista Notícias Gerais > • Acadêmicos do curso de Letras da Unespar Campus Paranavaí visitam Museu da Língua Portuguesa e Museu Judaico de São Paulo

Geral, Ensino

No dia 21 de setembro de 2024, acadêmicos e professores do curso de Letras – Português e Inglês, da Unespar Campus de Paranavaí, realizaram visita técnica no Museu da Língua Portuguesa e no Museu Judaico de São Paulo, ambos localizados na cidade de São Paulo, SP. A atividade, contemplada pelo edital 009/2024 – DPP/PROGRAD, teve por objetivo contribuir com o processo de formação cultural e acadêmica dos estudantes do curso de Letras.

No período da manhã, os participantes visitaram o Museu da Língua Portuguesa, no qual inicialmente assistiram a sessão audiovisual intitulada “O poder da linguagem e da língua”, que mostrou a complexidade constitutiva das linguagens e das línguas e um demonstrativo dos principais autores e obras da literatura brasileira. Logo após, visitaram as diversas exposições, dentre elas, destaca-se a exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”, a qual retrata a influência do continente africano na formação linguística e cultural brasileira.

No período da tarde, a visita aconteceu no Museu Judaico de São Paulo, momento de conhecimento a respeito da cultura judaica e, principalmente, de como a linguagem e a língua são fundamentais na construção das narrativas, dos fatos históricos e da própria memória. Durante a visita guiada, professores e acadêmicos puderam ainda conhecer como a cultura judaica, inclusive, literária também fez parte do processo de formação do Brasil.
A visita técnica foi importantíssima para o enriquecimento cultural dos estudantes, que se constitui como um aspecto imprescindível na formação do professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas literaturas, já que ensinar uma língua é muito mais do que apenas discutir seus aspectos estruturais.