Você está aqui: Página Inicial > Notícias Antigas > Arquivos > Unespar fornece máscaras de acrílico a docentes e intérpretes de Libras

Unespar fornece máscaras de acrílico a docentes e intérpretes de Libras

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), encaminhou aos sete campi, máscaras de acrílico para serem disponibilizadas a docentes que ministrem aulas em turmas com estudantes que fazem uso da leitura labial, bem como, para professores/as e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para adquiri-las, basta entrar em contato com a direção do campus.

Os modelos enviados pela Propedh não geraram custos institucionais, porque foram adquiridos por meio de um termo de doação feito pela comunidade externa da Unespar. As máscaras de acrílico são reutilizáveis, de uso pessoal e especiais, pois possibilitam aderência adequada ao rosto e possuem fluido próprio para manter a transparência do acrílico durante seu uso.

Apesar de a máscara ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por conta da pandemia de Covid-19, a falta de visibilidade na região da boca, nariz e queixo, impede a comunicação para quem precisa realizar a leitura labial e dificulta o entendimento da Libras, que depende não apenas de sinais feitos com as mãos, mas também de expressões faciais.