Você está aqui: Página Inicial > Notícias Antigas > Arquivos > Aula Magna de História - “História, Cinema e Memória”

Aula Magna de História - “História, Cinema e Memória”

Aula Magna de História | Ano Letivo 2021

“História, Cinema e Memória”

Conferencista: Prof. Dr. Romero Venâncio (UFS)

A Aula Magna do curso de História faz parte das atividades regulares do curso. Sua realização visa oportunizar aos discentes através do contato direto com pesquisadores e autores de obras científicas na área de História e demais Ciências Humanas, conhecimento sobre temas específicos do conhecimento histórico. Por isso, a cada ano, o Colegiado de História convida um profissional de reconhecida competência para proferir uma palestra aos alunos do curso. Neste ano, a temática escolhida abordará a História e Memória e Cinema, mais especificamente, trata-se de analisar e explicar fragmentos de filmes que foram capazes de apreender, assimilar e guardar documentalmente a memória dos tempos difíceis da repressão e violência imposta pelo Estado autoritário contra indivíduos, organizações populares, sindicais e às tendências políticas que se contrapunham ao regime.

Para tal, foi convidado o Prof. Dr. Romero Júnior Venâncio Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), que Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado Interinstitucional em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Filosofia e Núcleo de Ciências da Religião). Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Contemporânea: Marx, Nietzsche, Sartre e Hannah Arendt; Estética; Filosofia do Cinema e Teoria do Documentário. Professor na Pós-Graduação em Filosofia; Ciências da Religião e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGECINE) na UFS.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Aula Magna será realizada de forma remota no dia 23 de junho de 2021 às 19h30 no Plataforma G-suíte, via Google Meet. Será em forma de palestra, com projeções e análise de fragmentos fílmicos, com oportunidade de debate ao final da exposição. Os inscritos receberão via e-mail o link para acessarem a Aula e durante o encontro será disponibilizado via chat do Google Meet o formulário com lista de presença para emissão de certificados.

Este ano, devido ao formato remoto, o evento é extensionista, portanto, aberto à comunidade externa.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas CLICANDO AQUI