• Campus de Paranavaí recebe atividade de palhaçaria em Libras e promove a inclusão por meio da arte
Geral, extensão
O campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebeu, no dia 26 de outubro, a atividade “Arte em Palhaçaria em Libras”, com a apresentação do Palhaço Ducas Surdo. A iniciativa teve como proposta aproximar a arte da palhaçaria da Língua Brasileira de Sinais (Libras), contribuindo para a valorização da acessibilidade e da inclusão por meio da expressão artística.
A atividade foi divulgada como gratuita e integrou uma ação realizada em parceria com instituições e projetos ligados à educação, à inclusão e à comunidade surda, entre eles o Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI), o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), a Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIPA), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Associação de Surdos de Paranavaí (ASUPAR) e a Unespar, Campus de Paranavaí, além de outras entidades parceiras.
A proposta destaca o potencial da arte como instrumento de comunicação, interação e participação social, promovendo reflexões sobre acessibilidade e o reconhecimento da Libras como meio de expressão e comunicação.
A realização da atividade reafirma o compromisso da Unespar, Campus de Paranavaí, com a promoção da inclusão, da acessibilidade e da valorização da diversidade, por meio de ações culturais e educativas que incentivam o diálogo, a participação e o respeito às diferentes formas de comunicação.
