Você está aqui: Página Inicial > Notícias Antigas > Arquivos > O Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí, promove o projeto de Ensino em forma de curso “Aprendendo com os protagonistas da História”

Os encontros acontecerão os sábados as 10:00 da manhã. A primeira sessão acontece no próximo dia 28 de agosto com o Doutor Honoris Causa Almir Suruí da etnia indígena Paiter Suruí de Rondônia.

Cada encontro terá um convidado indígena, quilombola ou migrante. Conforme a linha seguida pelo Colegiado de História, este Projeto de Ensino em forma de curso, pretende que os alunos do campus de Paranavaí aprendam com os protagonistas da História “vista desde baixo”. Desse modo se almeja com este projeto que nossos alunos se inspirem em histórias de vida exemplares, como forma de motivação extra em tempos de pandemia.

Programação:

-28 de agosto: Dr. Almir Naraymoga Suruí (liderança do povo indígena Paiter Suruí)

-4 de setembro: Dr. Isaac Giribet Bernat (Migrante catalão. Professor da Universidade Estadual do Maranhão).

-11 de setembro: Danielly Rocha dos Santos (Comunidade Quilombola Paiol da telha. Paraná)

-18 de setembro: Me. Gasodá Suruí (Doutorando em Geografia na UNIR, Etnia Paiter Suruí)

-25 de setembro: Adir Rodrigues dos Santos (Comunidade Quilombola Manoel Ciríaco dos Santos, Paraná)

-2 de outubro: Nilza Maria Rodrigues (Liderança Guarani, Paraná)

-9 de outubro: Osires Adriano Lopes Fernandes (Migrante de Guiné Bissau, licenciado em administração)

-16 de outubro: Me. Luiz Suruí (Prêmio Educador nota 10. Etnia Paiter Suruí.)

-23 de outubro. Adriane da Silva (Pedagoga da etnia guarani)

-30 de outubro. Dr. Zeus Moreno Romero (Migrante catalão. Professor de Universidade Estadual do Paraná)

O curso gerará certificação de carga horária.