Clique para acessar - Tutoriais para a abertura de protocolos no SIGES Licença Saúde
Para solicitar regime de exercício domiciliar, o estudante deverá protocolar por meio do siges aluno, no serviço “justificativa de faltas(casos previstos em lei)” o atestado médico original em formato PDF, legível, sendo que período de afastamento deverá ser no mínimo de 21 (vinte e um) dias corridos e período máximo de 90 (noventa) dias corridos.
Atestados apresentados com período inferior a 21 dias (o mínimo exigido) serão arquivados, já que não há o enquadramento de exercício domiciliar.
- O regime de exercício domiciliar aplica-se:
- À estudante gestante durante 90 dias (a partir do 8º mês de gestação).
- Ao estudante portador de afecção que gera incapacidade, incompatível com a frequência dos trabalhos escolares.
- Casos excepcionais, desde que devidamente autorizados pelo colegiado de curso.
- Nos demais casos previstos em lei.
ATENÇÃO: O prazo máximo para apresentação de atestado é de 6 dias úteis, executando-se casos de impossibilidade comprovada de comunicação.
Clique para acessar - Tutoriais para a abertura de protocolos no SIGES para Solicitação de Declaração de Matrícula
É o documento que informa o curso, seriação, a situação da matrícula e dados pessoais do discente.
A emissão é feita em até 3 a 5 dias úteis.
Clique para acessar - Tutoriais para a abertura de protocolos no SIGES para Registro de Atividades Acadêmicas Complementares
Para alunos formandos do ano letivo em vigor que precisam protocolar os certificados que comprovem o cumprimento da carga horária destinada as atividades complementares. Esse serviço não está disponível o ano todo, apenas no período determinado pelo coordenador de curso.
O coordenador do curso é responsável por orientar os estudantes de como deverá ser feito o protocolo, o nome do serviço que estará disponível no SIGES ALUNO, o prazo, a quantidade de horas necessárias por eixo, critérios, formato do arquivo dos certificados.
1ª Via do Histórico escolar
É o documento com disciplinas cursadas com aprovação, média final, frequência e ano letivo. Além disso, nele constam informações como: forma e ano de ingresso, Enade, ano de conclusão, data de colação de grau e emissão do diploma (as três últimas informações para formados). A emissão é feita em até 5 dias úteis.
Declaração de matrícula com QR CODE
O documento que dispõe as mesmas informações do anterior. A diferença é que esse documento é emitido digitalmente, com código para validação.
A emissão ocorre no mesmo momento da solicitação sendo feita pelo aluno, pelo SIGES.
Programa de disciplina cursada, ementa, plano de ensino
O documento que consta o conteúdo programático de cada disciplina solicitada, juntamente com o referencial teórico utilizado pelo docente e carga horária da disciplina. No campo “DETALHES” é necessário informar as disciplinas solicitadas, seriação e o ano letivo. Na quadrícula “QUANTIDADE” é preciso incluir o número total de disciplinas informadas no campo “DETALHES”, já que é a partir disso que o sistema gerará o boleto para pagamento.
Cada plano de ensino tem o custo de R$5,00 reais, a emissão é feita em até 5 dias úteis.
Cancelamento de matrícula
Cancelamento de matrícula a cessação total do vínculo do estudante com a Universidade, para isso solicitar, é necessário fazer por meio do SIGES ALUNO, selecionar a opção de serviço (CANCELAMENTO DE MATRÍCULA) e anexar ao protocolo os seguintes documentos, em formato de PDF, devidamente preenchido e assinado:
- Requerimento de cancelamento - clique para acessar .
- Declaração de “NADA CONSTA” emitida pela biblioteca do campus - clique para orientações.
O cancelamento somente será realizado mediante ao envio do protocolo com os dois documentos citados acima.
Trancamento de matrícula
Para isso, é necessário abrir uma solicitação por meio do SIGES ALUNO, selecionar a opção de serviço “TRANCAMENTO DE MATRÍCULA” e anexar ao protocolo os seguintes documentos, em formato PDF, devidamente preenchido e assinado:
- Requerimento de trancamento de matrícula - clique para acessar.
- Declaração de “NADA CONSTA” emitida pela biblioteca do campus - clique para orientações.
O trancamento somente será realizado mediante ao envio do protocolo com os dois documentos citados acima, deverá ser OBRIGATORIAMENTE assinado.
Há critérios para solicitar o trancamento da matrícula, que não são permitidos:
- Trancamento de matrícula no ano letivo em que configure ingresso ou reingresso;
- Trancamento de disciplinas. Apenas é possível trancar a matrícula na série toda;
- Trancamento de apenas 1 bimestre/semestre. O trancamento é do ano letivo todo;
- Trancamento se o estudante tiver aprovação em apenas 1 disciplina;
- Trancamento se o estudante estiver reprovado em todas as disciplinas, no ano de ingresso, por frequência/nota.
O trancamento é válido por até 2 anos letivos.
Para retornar ao curso é necessário participar do Edital de Vagas Ociosas – 1ª fase, modalidade: Reingresso de estudantes com matrícula trancada.
Prova (2ª chamada)
Estudantes que não puderam comparecer na data agendada para prova, demais avaliações ou exame final poderão solicitar 2ª chamada por meio do SIGES ALUNO. A segunda chamada ocorre desde que o estudante comprove o impedimento legal, ou motivo de força maior, e faça o requerimento por meio do protocolo, no prazo de 3 dias úteis (a contar de sua realização).
Ao abrir o protocolo, comunique o coordenador do curso e o docente responsável pela disciplina. Esse serviço não é acompanhado pela secretaria acadêmica.
Para solicitar 2ª chamada é necessário abrir um protocolo no SIGES ALUNO, por meio do serviço “Nova oportunidade de prova (2ª chamada) curso de (selecione a opção do seu curso)”. No campo “DETALHES” é obrigatório informar o nome da disciplina e o docente. Além disso, é necessário anexar o documento comprobatório da justificativa apresentada.
Clique para acessar - Tutorial para pedido de e-mail institucional