Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Pesquisa > Seminário sobre Gênero

Apresentação

O primeiro Seminário sobre Gênero foi realizado nos dias 27 e 28 de março de 2014 com o tema: I Seminário sobre Gênero: Violência de Gênero e Violência Doméstica como Desafios na Sociedade Contemporânea. O segundo Seminário sobre Gênero foi realizado nos dias 13 e 14 de junho de 2016 com o tema: II Seminário sobre Gênero: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais. O III Seminário sobre Gênero foi realizado nos dias 13 e 14 de junho de 2018 com o tema: III Seminário sobre Gênero: Desafios de um Contexto em Retrocesso.

Na sua IV Edição, o Seminário sobre Gênero vem fazendo história no Campus da UNESPAR em Paranavaí e se tornando referência na região, tendo em vista a relevância dos temas abordados.

O IV Seminário sobre Gênero com ênfase nas interfaces do patriarcado teve como objetivo principal trazer à tona temáticas transversais que dizem respeito ao momento sócio, político, econômico e cultural em que vive o Brasil no atual governo e a relação desse com as políticas internacionais neoliberais que vem influenciando negativamente no campo dos direitos humanos e consequentemente na dignidade humana. As discussões se deram em torno da interseccionalidade de classe, gênero, raça/etnia e sexualidade a partir das relações construídas no âmbito do patriarcado. O IV Seminário sobre Gênero reuniu estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, gestores, profissionais de diferentes áreas, bem como pessoas da sociedade civil para refletir, debater e propor alternativas para o enfrentamento das questões em pauta no evento.

Anais do Evento

ANO: 2022

SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO:

Os Anais do Seminário de Gênero é uma publicação bianual do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus Paranavaí. Os resumos expandidos submetidos ao evento foram analisados e aprovados pelos pareceristas do IV Seminário sobre Gênero. Os arquivos estão disponibilizados em versão PDF Adobe Reader. ISSN-2525-3611

Anais 2022

Certificados

Edições Anteriores

Organização

GRUPO DE PESQUISAS GÊNERO, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS


Coordenadora Geral: Profª. Dra. Maria Inez Barboza Marques.

Coordenadora da Comissão Científica: Profº. Dra. Isabela Candeloro Campoi.

Pareceristas: Adriele de Souza da Silva, Alana Alves dos Reis Pim, Camila Clozato Lara, Caroline Braga Belmont, Eliane Oliveira Silva Souza, Givaldo Alves da Silva, Gisele Maria Ratiguieri, Isabela Candeloro Campoi, Karine Aparecida Dias de Almeida, Larissa Klosowski de Paula, Maisla Yara de Souza, Maria Inez Barboza Marques, Rodrigo Taddeu da Silva e Tatiane Pereira da Silva.

Comissão de divulgação: Adriele de Souza da Silva, Maisla Yara de Souza, Maria Inez Barboza Marques, Rodrigo Taddeu da Silva, Reinaldo Silva e Rose MacFergus.

Comissão de infraestrutura: Adriele de Souza da Silva, Alana Alves dos Reis Pim, Givaldo Alves da Silva, Jamila Rodrigues Francisco, José Antônio Marques, Karine Aparecida Dias de Almeida, Maria Gabriela Amaro Jacovozzi, Rodrigo Taddeu da Silva, Rose MacFergus.

Comissão logística: Gisele Maria Ratiguieri, José Antônio Marques, Isabela Candeloro Campoi, Rose MacFergus.


Periocidade da Publicação

O evento acontece a cada dois anos.

Idiomas

Os resumos expandidos serão aceitos em Língua Portuguesa.

Autor Coorporativo

Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus Paranavaí

Av. Gabriel Esperidião, s/nº.

Cep. 87.703-000

Paranavaí/PR

(44) 3424-0100

Realização

Financiamento

Apoio