Você está aqui: Página Inicial > Menu Graduação > Cursos > Pedagogia > Outras Informações

No dia 01 de fevereiro, Professores do Colegiado de Pedagogia e de História da Unespar de Paranavaí, participaram das atividades de Formação organizadas por dois Colégios da rede pública estadual de Paranavaí: o Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto e o Colégio Estadual Cívico Militar Silvio Vidal.
O evento foi realizado no auditório da ACIAP e contou com atividades o dia todo. No período da manhã a mesa de debate contou com as seguintes temáticas e docentes:

a) O Papel da Escola e do professor no processo de ensino e aprendizagem -  Dra Nilva de Oliveira Brito dos Santos;

b) As Pedagogias que fundamentam a BNCC e a Formação de Professores – Dra. Fátima Aparecida de Souza Francioli;

c) Ensino e Aprendizagem no contexto da Avaliação em larga escala e uso das tecnologias –  Dra.  Edinéia Navarro Chilante;

d) Escola e Universidade: uma relação necessária –  Dra Isabela Candeloro Campoi

No período da tarde o debate se concentrou no tema “Políticas, Educação e Formação de Professores – Dr Adão Aparecido Molina e a Dra. Rosangela Trabuco

Além dos docentes da Unespar a atividade também teve a participação de professores do Núcleo Regional de Educação para a discussão quanto aos direitos das crianças e adolescentes.

Vale ressaltar que a atividade foi iniciativa das Professoras Sandra Tais Gomes Ferreira e Maria Aparecida Santos Souza, diretoras dos Colégios Bento Munhoz e Silvio Vital, respectivamente, a quem parabenizamos pela iniciativa e nos colocamos à disposição para novas ações de formação.

Algumas ações

  •  Profª Luciana de Sousa Ferro

Formação de professores no Centro de Educação Infantil Ayrton Senna, Paranavaí-Pr.

Tema: “O ensino da linguagem matemática: organização da atividade pedagógica com a literatura infantil”

Objetivo: Refletir a relação entre a literatura e a matemática na educação infantil, como uma ferramenta didática que contribui para a organização do ensino, aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos.




  • Profª Luciana de Sousa Ferro

Formação continuada com os professores de educação infantil dos municípios de São Pedro do Ivaí e Marisa-Pr.

Tema: “O processo de formação cultural da consciência: a criança de 0 a 5 anos”

Objetivo: Compreender como se desenvolve a consciência da criança de 0 a 5 anos, por meio dos processos de ensino e aprendizagem escolar.