PROGRAMAS E PROJETOS
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
Os acadêmicos interessados em ingressar em um dos projetos de pesquisa, extensão ou ensino listados abaixo devem entrar em contato diretamente com os coordenadores por e-mail.
A GEOGRAFIA ECONÔMICA DO COMÉRCIO E DOS SERVIÇOS DE PARANAVAÍ – PARANÁ E SUA VINCULAÇÃO COM A REDE URBANA
Resumo: Nossa proposta de pesquisa tem por objetivo analisar a geografia econômica do comércio e dos serviços de Paranavaí – PR e sua vinculação com a rede urbana. Substancialmente, trata-se de uma análise de modo a entender os processos de transformações ocorridos nos últimos 50 anos, e como as novas conjunturas, foram alterando o urbano-regional. Neste caminho, busca-se apreender as novas atividades econômico-sociais instauradas, quais atividades foram perdidas, quais agentes sociais foram responsáveis e por quais caminhos ocorreram às mudanças, esperando assim, compreender a singularidade do urbano e de como determinados grupos econômicos e sociais (particularmente, redes de franquias/parcerias; supermercados; rede bancária e financeira; redes e filiais de venda de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos; redes de farmácias; universidades/faculdades [ciência e tecnologia]) alteram as lógicas de estruturação do espaço. Somam-se ainda, análises de modo a desvelar a parcela da população que formam o mercado consumidor destes grupos econômicos nomeados. Vale destacar que, em relação a dinâmica do setor terciário, esse projeto destaca os serviços de educação, especificamente, as Instituições de Ensino Superior públicas (IES) e seus papéis de dinamização da economia local e regional onde estão inseridas. Assim, as IES desempenham importante papel no desenvolvimento local e regional, contribuindo para mitigar, as disparidades econômicas e sociais. Aqui, dimensionar-se-á o montante de recursos financeiros movimentados pelos campi de Paranavaí da UNESPAR e do IFPR, bem como, verificar-se-á a espacialização das interações proporcionadas via procedência dos acadêmicos destas IES, o que nos permite aprofundar o entendimento da rede urbana e sua centralidade.
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Cassemiro Casaril – Email: carlos.casaril@gmail.com
GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ – PR
Resumo: O propósito central desta pesquisa é utilizar as geotecnologias para a geração de produtos que visam subsidiar a análise e a gestão territorial do município de Paranavaí – PR. Para tanto, pretende-se desenvolver e aprimorar um conjunto de bases cartográficas e mapas temáticos do município para a representação espacial de indicadores socioterritoriais oriundos do Censo Demográfico de 2022, bem como dos cadastros das famílias e indivíduos registrados no CadÚnico de Paranavaí. Sabe-se que esses bancos de dados permitem uma caracterização territorial em suas mais diversas dimensões – como o acesso à serviços de saúde, infraestrutura, serviços de educação -, permitindo que o Poder Público tenha maior clareza das áreas prioritárias para investimentos e servindo para subsidiar as políticas públicas. Metodologicamente, pretende-se utilizar os dados produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e coletados pela Prefeitura Municipal de Paranavaí (PMP) e analisá-los à luz das discussões sobre território e assistência socioassistencial de Milton Santos (2014, 2020 e 2023), Sônia Rocha (2006) e Dirce Koga (2011), tendo em vista a necessidade de aprimoramento da vigilância socioassistencial no município, com o auxílio de softwares de geoprocessamento gratuitos.
Coordenador: Prof. Dr. Estevão Pastori Garbin – Email: estevao.garbin@unespar.edu.br
QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Resumo: A modernização agrícola é um processo histórico que remonta desde a década de 1970 e vem sendo intensificada com a revolução técnico científico informacional. Muitos empregos deixaram de existir e outros foram surgindo exigindo dos trabalhadores qualificação profissional. Nesse sentido, temos buscado compreender as ações de qualificação que foram realizadas pelo setor público para atender estes laboriosos, contudo obtivemos dados de que poucas foram às ações de qualificação, sendo a situação de pequenas cidades ainda mais precária. Desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa visa identificar as novas profissões que estão surgindo no espaço agrário paranaense, com ênfase na região noroeste do Paraná e identificar as ações que estão sendo realizadas para qualificar os trabalhadores rurais afetados pelo desemprego estrutural e assim, propor ações de divulgação e implementação de novos cursos em pequenas cidades, visando atender a classe trabalhadora e capacitá-la para os novos desafios oriundos das mudanças tecnológicas que estão ocorrendo no campo brasileiro.
Coordenadora: Profa. Dra. Ariana Castilhos dos Santos Toss Sampaio – Email: ariana_marcos@hotmail.com
DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA CABECEIRA DE DRENAGEM À MONTANTE DO RIBEIRÃO PARANAVAÍ, PARANAVAÍ – PARANÁ
Resumo: A proposição da pesquisa é realizar um Diagnóstico socioambiental na cabeceira de drenagem que integra as áreas de nascentes dos Jardins Oásis, Ouro Branco e Zona Leste (Azempar), considerando a qualidade da água, através de análises de propriedade físico-químicas em conformidade às resoluções do Conama e observações de aspectos geomorfológicos da paisagem montante do Ribeirão Paranavaí.
Coordenador: Prof. Dr. José Antônio Demétrio – Email: demetrioprofdr59@gmail.com
AS REPRESENTAÇÕES E A GEOGRAFIA
Resumo: Essa proposta objetiva utilizar as representações para implementar e facilitar o entendimento do espaço geográfico. Trata-se de um trabalho envolvendo representações dos mais variados tipos, que possam facilitar o desenvolvimento de temas inerentes ao ensino sobre o espaço geográfico. Elas podem promover o início, o desenvolvimento ou final de trabalhos voltados para a temas geográficos. Esse é um estudo vinculado a uma ampla produção cultural, onde há múltiplas linguagens utilizadas para se entender o espaço, essas, presentes, dentre outros, em teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros, livros didáticos, revistas, jornais e na internet. No que se refere as representações, podemos apontar os gráficos, mapas e variados tipos de figuras. Tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais DCEN de Geografia MEC (2020), como a Base Nacional Comum Curricular BNCC, (2021) fica evidente a importância do uso desses aspectos no ensino de várias disciplinas e componentes curriculares, e neste caso da Geografia. Assim, os estudos das representações se apresentam com ampla possibilidade para o ensino, facilitando o trato com temas geográficos, aproximando os alunos da geografia com metodologias mais acessíveis, práticas e mais próximas do mundo real.
Coordenador: Prof. Dr. Gilmar Aparecido Asalin – Email: asalingilmar@gmail.com
PROJETOS DE EXTENSÃO EM ANDAMENTO
IMPORTÂNCIA DA UNESPAR, CAMPUS DE PARANAVAÍ PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL: DESTAQUE PARA O CURSO DE GEOGRAFIA NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo: A universidade exerce importante função na sociedade contemporânea, sendo agente de transformações locais e regionais. As transformações ultrapassam as barreiras da formação de profissionais de qualidade, especialmente quando se trata de Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas, que além de promover o ensino, desenvolvem projetos de pesquisa e extensão, não nos esquecendo, dos profissionais que atuam nas IES, estes fazem investimentos no local e no regional, contribuindo para o desenvolvimento econômico, ou seja, as IES Públicas apresentam ampla atuação onde se inserem. A UNESPAR - Campus de Paranavaí, localiza-se na mesorregião Noroeste Paranaense, se inserindo como agente de transformação, atendendo na maioria jovens trabalhadores, oriundos dos municípios da hinterlândia, que veem no ensino superior a possibilidade de melhoria das condições de vida. Essa proposta, busca entender a história da IES, sua trajetória e dinâmica atual. Dimensionar-se-á o montante de recursos financeiros movimentados pela IES em 2023/24 com remuneração dos servidores, estagiários, bolsistas e auxílios. Realizar-se-á uma análise comparativa dos recursos movimentados pela IES com os recursos tributários da Prefeitura de Paranavaí. Verificar-se-á a origem dos acadêmicos e docentes da IES, identificando sua mobilidade e aspectos socioeconômicos. Verificar a influência do SISU na ampliação das fronteiras da IES. Analisar-se-á, o quanti-qualitativo do curso de Geografia na formação de profissionais de qualidade. Os dados serão analisados, apresentando-se tabelas, quadros, mapas e figuras e divulgados semanalmente em redes sociais, sobretudo no Instagram e em escolas de Ensino Médio. Espera-se, assim, reforçar a importância da Universidade Pública, gratuita e de qualidade.
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Cassemiro Casaril – Email: carlos.casaril@gmail.com
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Resumo: A geografia é uma ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço este que está em constante transformação, ora para atender as necessidades de sobrevivência da humanidade, ora para acumulação do capital. Podemos observar ao olhar as paisagens ao nosso entorno, muitas estão degradadas e os recursos naturais antes existentes nessas paisagens estão cada vez mais escassos. Diante do desafio de preservar o meio ambiente e concomitante utilizar seus recursos naturais, percebemos a necessidade de ações que permitam reduzir as degradações ambientais. Nesse contexto, o processo de reciclagem tem-se evidenciado como uma forma de transformar materiais descartados em novos materiais, o que pode diminuir a extração de novas matérias-primas para a fabricação de mercadorias. Assim, a divulgação da importância da reciclagem para a preservação ambiental no meu acadêmico, na educação básica e na comunidade local, poderá promover a compreensão dos princípios básicos da reciclagem e sua relevância para a conservação dos recursos naturais. Assim, esperamos que ao divulgar a importância da reciclagem por meio de palestras, atividades práticas e aulas de campo, despertaremos na comunidade acadêmica, assim como na comunidade local, a importância de se realizar a coleta seletiva o que possibilita a separação correta de materiais, favorecendo o processo de reciclagem, e consequentemente contribuindo para a preservação ambiental.
Coordenadora: Profa. Dra. Ariana Castilhos dos Santos Toss Sampaio – Email: ariana_marcos@hotmail.com
CONSTRUINDO CONHECIMENTO: ESTÁGIO DE GEOGRAFIA E APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA
Resumo: "Construindo Conhecimento: Estágio de Geografia e Aprendizagem Participativa" é uma ação de extensão que visa promover a integração entre a academia e a comunidade por meio do estágio supervisionado em Geografia, com ênfase na aplicação de metodologias participativas. Com base nos princípios da aprendizagem colaborativa e da educação popular, o projeto busca contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de Geografia, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento local e a cidadania ativa. Destinado a estudantes universitários de Geografia e comunidades locais, o projeto propõe atividades práticas e interativas que permitem a troca de conhecimentos entre os participantes, incentivando o protagonismo dos estagiários e a valorização dos saberes locais. Por meio de oficinas, jogos, exibição de filmes, documentários, debates, produção de materiais educativos e intervenções práticas no território da escola, busca-se fortalecer os vínculos entre a universidade e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a promoção da justiça social. Espera-se que, ao final da ação, os estudantes adquiram experiências significativas de ensino-aprendizagem, ampliando suas competências técnicas e socioemocionais. Além disso, espera-se que a comunidade envolvida se beneficie do intercâmbio de conhecimentos e da implementação de práticas inovadoras, contribuindo para a construção de uma sociedade mais participativa, inclusiva e consciente de suas potencialidades.
Coordenador: Prof. Dr. Gilmar Aparecido Asalin – Email: asalingilmar@gmail.com
PROJETOS DE ENSINO EM ANDAMENTO
O SENSORIAMENTO REMOTO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo: O propósito central deste projeto de ensino é capacitar os alunos vinculados à disciplina Prática Curricular II, do curso de Geografia da Unespar/Paranavaí, para o desenvolvimento de recursos didáticos e práticas de ensino de Geografia relacionadas ao Sensoriamento Remoto (SR). Para tanto, os participantes serão iniciados nos conceitos fundamentais de SR, bem como no conhecimento dos principais repositórios para seleção e identificação dos produtos necessários para o estudo da paisagem geográfica e no desenvolvimento de metodologias para a sua transposição didática. Com estas ações, pretende-se estimular o uso dessas tecnologias em sala de aula e corrigir parte desta lacuna na formação dos licenciados em Geografia pelo curso.
Coordenador: Prof. Dr. Estevão Pastori Garbin – Email: estevao.garbin@unespar.edu.br
AULA PRÁTICA DE CAMPO EM GEOMORFOLOGIA E BIOGEOGRAFIA REGIONAL
Resumo: Trabalho de campo na Pedreira Itapuã em Alto Paraná e no Arenito Caiuá na Fazenda Arara, considerando aspectos Geomorfológicos e Biogeográficos da paisagem regional.
Coordenador: Prof. Dr. José Antônio Demétrio – Email: demetrioprofdr59@gmail.com
AS PRODUÇÕES DE PARANAVAÍ NO CONTEXTO DA REDE URBANA DE MARINGÁ E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo: A rede urbana é um importante recorte espacial no processo de entendimento da Geografia das mais variadas áreas. Neste contexto, esta proposta objetiva articular dados da produção de Paranavaí, dentro da rede urbana de Maringá, para ensinar Geografia. Para tal, serão utilizados referenciais teóricos para nortear conceitos como rede urbana, Região de Influência da Cidades REGIC, a coleta de dados ainda vai perpassar fontes oficiais: IBGE, Ipardes, etc. A proposta é um mecanismo de incentivar a iniciação científica na graduação, assim como, aproximar estudos geográficos de situações reais na rede urbana de Maringá
Coordenador: Prof. Dr. Gilmar Aparecido Asalin – Email: asalingilmar@gmail.com