Você está aqui: Página Inicial > Notícias Antigas > Arquivos > XIV Jornada de Pedagogia

XIV Jornada de Pedagogia

Introdução

O evento teve suas 13 edições realizadas com recursos próprios desde o ano de 1998 e sua função foi capacitar professores e gestores da região Noroeste do Paraná por meio de discussões relevantes acerca da Educação.

Promove a divulgação e a organização de espaços de discussão e intercâmbio das pesquisas e práticas pedagógicas, didático-metodológicas desenvolvidas pelos licenciandos e professores do ensino superior e da educação básica, no sentido de contribuir para a formação dos professores para atuar na Educação Básica e, ao mesmo tempo, trazer elementos para se repensar a formação docente no Ensino Superior.

A conferência de abertura, as exposições didáticas, as comunicações, os painéis, as apresentações culturais, bem como a mesa redonda sobre gestão das escolas da rede pública da região, entre outros, são um convite para a disseminação de novos conhecimentos e a produção de novas experiências sobre o fazer docente, no âmbito institucional e interinstitucional, entre os licenciandos, professores da Educação Básica e professores do Ensino Superior.

Esse evento se constitui numa oportunidade formativa para os professores e para os gestores educacionais de toda a região de Paranavaí.

Geral:

Contribuir com a reflexão sobre os desafios atuais para a educação escolar e para a formação humana.

Específicos:

- Promover o debate entre acadêmicos do curso de pedagogia e demais licenciaturas, professores do ensino superior e professores da educação básica, que atuam na região noroeste do Paraná.

- Oportunizar a apresentação de trabalhos de pesquisas e de estágios supervisionados na área de Pedagogia, educação e ensino.

ENSALAMENTOS DAS COMUNICAÇÕES ORAIS

ENSALAMENTO DAS COMUNICAÇÕES TARDE

(NOVO) ENSALAMENTO DAS COMUNICAÇÕES NOITE

Ensalamento relato de experiencia Vespertino e NOTURNO

Ensalamento Mincursos e Oficinas

Segunda-feira: 04/11

9h às 12h – Credenciamento

13:30 às 17:00h - Credenciamento

Exposição do museu pedagógico

Palestra: História da Educação documental – Prof. Roseli B. Klein e Prof. Cláudia Zanlorenzi – UNESPAR – Campus União da Vitória

19h às 19h30: Apresentação cultural

19h30 às 20h: Abertura

20h: Palestra com Prof. Dr Pedro Jorge de Freitas: “A educação brasileira e o desafio da formação humana no contexto atual”.

Terça-feira: 05/11

9h às 12h – Oficinas e minicursos

13:30 às 17:00h – Comunicação oral

19:30 às 22:30 – Comunicação Oral

19:40 às 22:00 – Pós- ENEPE (Mesa redonda: Executiva Nacional dos Estudantes.

Coordenação: Giovanna de Lima Ramos - graduanda História/UNESPAR).

Certificado de 32 horas.

Período das inscrições:

Inscrições com apresentação de trabalhos : 20-09-2019 a 21-10-2019

Inscrições para ouvintes: 20-09-2019 a 01-11-2019

Valor das inscrições: R$ 20,00

ENVIO DE TRABALHOS:

Os trabalhos que serão apresentados na Comunicação oral e na Roda de conversa sobre o Estágio Supervisionado devem ser escritos em forma de Resumo expandido.

E-mail: jorped2019@gmail.com (Envio de trabalhos)

MINICURSOS

Inscrições Minicurso - CLIQUE AQUI

Cada inscrito pode escolher até 3 minicursos, sendo um por período:

Terça-feira (05/11) 9h00 às 12h00

1 – Minicurso: Literatura infantil e ensino: recursos e práticas pedagógicas

Ministrantes: Nathália Schemberger Rodrigues; Ana Cristina Zanna Cathcart

2 – Minicurso: O ensino médio e profissional no Brasil: objetivos e impactos da Lei nº 13.415/2017

Ministrantes: Neide de Almeida Lança Galvão Favaro; Rita de Cássia Pizoli; Caroline de Lima Mendonça; Joseane Vieira Cavalcante de Camargo.

3- Minicurso: LIBRAS

4- Oficina: Jogos  brincadeiras com materiais alternativos

Quarta-feira (06/11) 9h00 às 12h00

1 – MINICURSO: O desenhar na infância: os estágios do desenho à luz da psicologia histórico-cultural