Você está aqui: Página Inicial > Notícias Antigas > Arquivos > Tópicos Especiais em Estudos Linguísticos e Literários

Tópicos Especiais em Estudos Linguísticos e Literários

O colegiado de Letras da UNESPAR de Paranavaí organizou paras as duas primeiras semanas de agosto uma formação intitulada “Tópicos Especiais em Estudos Linguísticos e Literários”, que ocorrerá de 03 a 14 de agosto, com o seguinte

CRONOGRAMA

Dias 3 e 10/08 -  Teorias de aquisição e aprendizagem de língua portuguesa; Métodos e abordagens de ensino de língua e de sua respectiva literaturas na Educação Básica; Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e lexicogramaticais nos processos de compreensão e produção de textos orais, escritos e visuais; Gêneros discursivos e textuais em diferentes modalidades e áreas do conhecimento. Professoras: Daiane e Thaís.

Dia 04/08 - Concepções de Linguagem e Processos de variação linguística - Profa Kellen

Dia 05/08 - Concepções de linguagem; Processos de Letramento; Processos de variação linguística. – Profa. Akisnelen

Dia 06 e 13/08 - Tecnologias no ensino-aprendizagem de línguas e Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e lexicogramaticais nos processos de compreensão e produção de textos orais, escritos e visuais. Prof. Marcelo e Profa. Soraia.

Dia 07/08 - Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural; Interfaces das literaturas com demais sistemas artísticos e midiáticos; Relações das literaturas com outras áreas do conhecimento. Profa. Maria Elisa.

Dia 11/08 - Teorias de aquisição e aprendizagem de línguas e Métodos e abordagens de ensino de línguas – Profa. Elen.

Dia 12/08 - Aspectos e contextos de produção-recepção do texto literário; Construções de cânones literários; Períodos e gêneros literários.  -  Profa. Luciana Leal.

Dia 14/08 - Processos avaliativos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de língua inglesa e de suas respectivas literaturas na Educação Básica; Processos de construção identitária do professor-pesquisador de língua portuguesa e de língua inglesa e de suas respectivas literaturas. - Prof. Sebastião.

INFORMAÇÃO

Com a suspensão das atividades presenciais e a adoção do ensino remoto no ano de 2020, em razão da pandemia causada pelo Sars-CoV-2, percebeu-se a necessidade de um projeto de ensino para complementar temas relacionados aos estudos linguísticos e literários.

As 30 horas propostas nesse projeto permitirão ainda a utilização como atividade complementares, uma vez que houve a diminuição de atividades presenciais e, consequentemente, menor possibilidade de participação em eventos pelos estudantes.

Objetiva-se oferecer aos acadêmicos do 4º ano do curso de Letras Português/Inglês uma revisitação de temas da área dos estudos linguísticos e dos estudos literários e apresentar temas relacionados aos estudos linguísticos e literários.

Esta formação será apenas para os alunos do quarto ano de Letras da UNESPAR do campus de Paranavaí.

A formação se dará no moodle, no espaço das disciplinas cadastradas lá.

Além das aulas, serão desenvolvidas atividades de verificação de aprendizagem por meio de ferramentas tecnológicas (Google Classroom, Moodle). Os certificados (de 30 horas) serão concedidos a todos os alunos que obtiverem 75% de frequência e 100% de realização das atividades.

Se você deseja participar, faça sua inscrição clicando aqui.